Maria Rosas recebe procuradoras da mulher na Câmara dos Deputados

Encontro fez parte do IV Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher

 

Na última quarta (22), a 1º Procuradora Adjunta da Mulher na Câmara dos Deputados, a deputada federal federal Maria Rosas (Republicanos-SP), recebeu no Congresso Nacional, procuradoras da mulher de todo Brasil para o “IV Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher”.

O evento reuniu vereadoras, deputadas estaduais e federais, senadoras, e representantes de órgãos do Poder Judiciário, organizações não governamentais e iniciativa privada, que integram a Rede Nacional de Procuradoras da Mulher dos legislativos em todo o País. O encontro marcou a estruturação da Rede Nacional de Procuradoras da Mulher, com o objetivo de unir esforços na atuação das parlamentares do Brasil.

A deputada esteve como 1ª Procuradora Adjunta da Mulher entre 2021 e 2022 e, ainda nesta 57ª legislatura, assumiu como Procuradora da Mulher, de fevereiro a maio de 2023, quando foi reeleita a 1ª Procuradora Adjunta, para o biênio 2023-2025.

A parlamentar é responsável pelo trabalho de articulação, fortalecimento e apoio na implantação de novas procuradorias pelo país e enfatizou os avanços do órgão nos últimos anos. “Chegamos na Procuradoria com 170 procuradorias, hoje temos 658, e algumas em tramitação. Avançamos muito, mas ainda temos um longo caminho”, disse Maria Rosas, que também é secretária estadual do Mulheres Republicanas de SP e Coordenadora do Movimento Feminino do Republicanos na Região Sudeste.

O plano estratégico do órgão para o biênio 2023-2025, prevê quatro pilares estratégicos de atuação: o combate a todos os tipos de violência, o fortalecimento das ações de saúde, a autonomia econômica e o fortalecimento da Rede Nacional de Procuradorias da Mulher nos Legislativos.

Sobre a Procuradoria da Mulher na Câmara

Na Câmara dos Deputados, a Procuradoria da Mulher foi instituída em 2009 e, desde 2013, integra a Secretaria da Mulher, que reúne, também, a Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (que representa a Bancada Feminina) e o Observatório Nacional da Mulher na Política. De forma articulada, essas três estruturas possibilitam amplo monitoramento dos temas relacionados às mulheres, tanto no âmbito de proposições legislativas, como no acompanhamento da efetividade das políticas públicas e no desenvolvimento de pesquisas com foco na atuação das mulheres na política.

Como parte da Secretaria da Mulher, a Procuradoria da Mulher integra a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, com mandato de dois anos. É formada por uma Procuradora e três Procuradoras Adjuntas, eleitas pelas próprias deputadas federais.

Texto: Ascom deputada Maria Rosas, com colaboração do parlamento Rosa e Ascom Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados
Foto: Ascom deputada Maria Rosas