Caravana paulista dá show de participação e simpatia no Congresso do PRB Mulher

Rep_570interna
Segunda maior caravana, com mais de 100 mulheres, o PRB Mulher paulista dá um show de participação e simpatia no 1º Congresso Nacional do movimento, que teve início ontem (8), em Brasília. Na solenidade de abertura, a coordenadora estadual Thabata Yamauchi foi ovacionada pelas republicanas ao ser chamada para compor a mesa dos trabalhos.
Rep_350intO evento foi organizado pela coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada Rosangela Gomes (RJ), em parceria com os estados. São Paulo trouxe representantes de pelo menos 20 cidades. “A expectativa é que nossas mulheres possam aproveitar ao máximo o ciclo de palestras e estarem cada vez mais preparadas para ocupar o poder”, disse Thabata.
Tanto Rosangela quanto o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, reconheceram as dificuldades que muitas congressistas enfrentaram para poderem participar do evento. “Algumas delas viajaram mais de 20 horas para estarem aqui”, disse a deputada. “Sei que tem mulheres que vieram de ônibus, avião e até barco. É um orgulho”, afirmou Pereira.
É o caso das paulistas. Dois ônibus lotados partiram de São Paulo para mais de 16 horas de percurso e quase 1100 quilômetros. Mas a distância não as impediu. A força de vontade e o desejo de avançar têm sido maiores. “A participação da mulher na política depende em muito da sua capacidade de enfrentar desafios. Esse é um deles”, disse Thabata.
Rep_350intAo representar a presidente Dilma Rousseff, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, seguiu o mesmo tom. Para ela, mesmo com a eleição da primeira presidente da República mulher, é preciso de eventos como o do PRB para consolidar a atuação feminina no poder. “É daqui que surgem lideranças qualificadas para concorrerem, e ganharem, as eleições”.
Ideli leu ainda uma carta de Dilma para as republicanas. A presidente não conseguiu participar do congresso, mas ressaltou a parceria do PRB na condução de políticas públicas em favor do povo. “Minhas companheiras do PRB, o governo tem no Partido Republicano Brasileiro um valoroso aliado para as relevantes conquistas que temos proporcionado ao povo”, escreveu.
O ministro Marcelo Crivella (Pesca e Aquicultura) e o senador Eduardo Lopes afirmaram que o PRB vai conseguir eleger sua primeira mulher deputada federal em 2014. “No ano que vem teremos uma, ou mais, eleitas pelo PRB”, afirmou Lopes. O PRB Mulher paulista trabalha para que uma das vagas sejam de uma republicana de São Paulo!

Diego Polachini – Coord. Com. PRB/SP