Transporte Urbano e Inclusão Social

Judson_200O conceito de pobreza e exclusão social é muito mais amplo do que a falta das necessidades básicas do ser humano – alimentação, moradia, saúde, etc. A exclusão social é também a privação do acesso a serviços como vestuário, educação, lazer e transporte público, uma vez que os mais pobres geralmente vivem em regiões periféricas, afastados de seus locais de trabalho.
Se as cidades tivessem um modal adequado para um transporte público satisfatório que cobrasse dos menos assalariados uma tarifa única, teríamos seguramente uma melhora no aproveitamento da renda e maior acessibilidade aos serviços sociais essenciais.
A tarifa única seria uma boa solução se houvesse um bom controle de arrecadação pelas secretarias de transporte dos municípios, um estudo confiável do número de passageiros versus linhas disponíveis e se os valores arrecadados fossem destinados exclusivamente para a melhoria dos serviços.
Além do mais, a relação entre transporte urbano e a pobreza, reflete diretamente no uso e ocupação do solo, pois parte dos trabalhadores residentes nas periferias migram para os centros urbanos, forçando a formação de favelas ou comunidades mais pobres.
Outro ponto é que o custo do transporte tem grande relação com a oportunidade de emprego, já que muitas vezes os empregadores preferem os candidatos com residências mais próximas das empresas para, com isso, economizarem com o auxílio transporte, além de saberem que os funcionários que não se desgastam no ‘ir e vir’ têm melhor aproveitamento em suas funções.
A política do vale transporte beneficia de forma mais abrangente os empregados de melhor renda, causando consequentemente um aumento nas tarifas e deixando os trabalhadores informais de baixa renda com o acesso restrito.
Em resumo, a falta de uma boa política nos transporte público provoca desigualdade no acesso de diversas camadas sociais aos meios de transporte.  O PRB Transporte estará à frente de projetos de mobilidade urbana não somente nos grandes centros, mas principalmente nas regiões periféricas da megalópole São Paulo.

Judson Reinert 

Coordenador Municipal do PRB Transporte 

E-mail: judtran2012@hotmail.com