Roberto Alves apresenta projeto que cria a Universidade Federal de Campinas

roberto-alves-570
Universidade Federal da Região Metropolitana de Campinas pode virar realidade.
Brasília (DF) – O deputado Roberto Alves (PRB/SP) apresentou, na última quinta-feira (09), o Projeto de Lei 1083/2015, que autoriza o governo a criar a Universidade Federal da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Aprovada a proposta, a cidade poderá ganhar sua primeira instituição federal com capacidade para atender milhares de alunos.
No período em que exerceu o mandato de vereador em Campinas, Roberto Alves debateu amplamente o assunto e esteve ao lado do prefeito campineiro, Jonas Donizette (PSB), em todas as ações institucionais para sensibilizar o Governo Federal sobre a questão. “A região metropolitana de Campinas é responsável por uma parcela significativa do produto interno brasileiro. Precisamos ter tratamento adequado por parte da União, inclusive no que tange a investimentos para ciência e tecnologia”, afirmou Alves.
A prefeitura, em tratativas anteriores, já havia sinalizado a criação da universidade e inclusive reservou um espaço no distrito de Barão Geraldo, onde está localizada a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), para a implantação da instituição.
Na legislatura passada foi apresentado um projeto relacionado à instalação da instituição em Campinas, mas foi arquivado. “Dessa vez, esperamos que, com a força de toda classe política regional e da população, a presidente Dilma Rousseff e o novo ministro da Educação, Renato Janine, se manifestem positivamente a respeito deste sonho para a nossa cidade“, disse.
O republicano lembrou que é preciso agendar uma audiência com o Ministério da Educação, juntamente com os prefeitos da região. “Nós sabemos que uma proposta como esta só prospera após estudos técnicos. Respeitamos esta posição, mas, ao apresentar o projeto, acenamos ao governo federal que a população espera por mais vagas no ensino universitário e que investimentos em pesquisa retornam significativamente ao país. Campinas concentra um índice populacional muito grande, e temos a necessidade de alguns cursos que nem a Unicamp, nem a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) oferecem”, argumentou o parlamentar.

Texto: Ana Lídia Monteiro
Edição: Ascom / Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes