Projeto do deputado Roberto Alves que cria a Universidade Federal de Campinas é aprovado na Comissão de Educação

26524706650_ffcdabf94b_h
O projeto é um passo fundamental para que Campinas possa ganhar sua primeira instituição federal com capacidade para atender milhares de alunos na região

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (10), o relatório favorável ao projeto de lei nº 1083/2015 do deputado federal Roberto Alves (PRB-SP) que autoriza o governo federal a criar a Universidade Federal da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

A aprovação na Comissão de Educação é um passo fundamental para que Campinas possa enfim, ganhar sua primeira instituição federal com capacidade para atender milhares de alunos na região. No período em que exerceu o mandato de vereador, em Campinas, Roberto Alves debateu amplamente o assunto e assumiu com a população o compromisso de ser o porta-voz da educação superior pública no Congresso.

“A região metropolitana de Campinas é responsável por uma parcela significativa do produto interno brasileiro. Precisamos ter tratamento adequado por parte da União, inclusive no que tange a investimentos para as áreas de ciência e tecnologia. Esta aprovação merece ser comemorada por todos”, afirmou o parlamentar.

A prefeitura de Campinas, em tratativas anteriores, já havia sinalizado que caso o Governo Federal crie a universidade cederá um espaço no distrito de Barão Geraldo, onde está localizada a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para a implantação da instituição. “Ao ser aprovado por duas comissões técnicas, a de Educação e anteriormente pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, acenamos ao governo que a construção é completamente viável e que a população espera ansiosamente por esta ação”, relatou Roberto Alves.

Para o deputado, Campinas concentra um índice populacional muito grande, e tem a necessidade de alguns cursos que não são oferecidos por outras universidades públicas da região. “Precisamos de uma atenção especial do presidente interino Michel Temer para área de educação. Sabe que o ensino de qualidade, visando capacitação técnica para o trabalho, gerará ainda mais renda para a população. São mais vagas no ensino universitário e investimentos em pesquisa que retornarão positivamente para todo o País”, acredita.

Agora o projeto de lei nº 1083/2015 seguirá para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e após análise para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

“Conto imensamente com ajuda dos meus nobres colegas parlamentares para que aprovem com urgência esse projeto na Comissão de Finanças e Tributação e também com todo o apoio da população campineira e da região. É muito importante que todos estejam envolvidos juntos nessa causa. Precisamos fazer barulho para o Governo atender o nosso pedido, algo tão importante, quem ganha é o nosso povo”, finalizou o deputado.

Texto: Ana Lídia Monteiro – Ascom Deputado Federal Roberto Alves

Foto: Douglas Gomes – Agência Nacional PRB