Deputada Maria Rosas participa de caminhada contra o câncer de mama
Deputada Maria Rosas participa de caminhada contra o câncer de mama

São Paulo | A deputada Maria Rosas participou, no último sábado (26), da 6° Caminhada Contra o Câncer de Mama. A concentração foi na Avenida Jovina de Carvalho Dau, de onde milhares de mulheres saíram em direção ao Parque das Hortências. No encontro, também aconteceram palestras de conscientização, depoimentos de superação e atividades de lazer, como dança, sorteio de brindes, cortes solidários para confecção de perucas e maquiagem.  O evento foi organizado pela vereadora e presidente municipal de Taboão da Serra, Priscila Sampaio.

“A prevenção é sempre a melhor maneira de se cuidar e, nosso papel é esse: conscientizar ainda mais mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce. Também precisamos acolher e promover o acesso das mulheres a um atendimento humanizado. O câncer de mama é uma doença enfrentada por toda a família. É preciso abordar o tema e convidar toda a população para participar da campanha”, aponta a deputada.

Durante o encontro, as participantes ouviram palestras sobre exames preventivos, autoexame e serviços de saúde disponibilizados pelo município. Toda a bancada do partido Mulheres Republicanas esteve presente.

 

Diagnóstico precoce

É importante que as mulheres, independentemente da idade, observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis. Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia de rastreamento a cada dois anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INC), estima-se que, por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são recomendações básicas para prevenir a doença.

 

Texto: Assessoria de Comunicação da deputada