Parlamentar apresentou uma moção de congratulações pelo aniversário da declaração de independência do Estado israelense

Vereador fez a leitura da moção durante sessão da Câmara

O vereador Joel Nunes, do Republicanos de Osasco, relembrou esta semana a Declaração de Independência do Estado de Israel. Durante a sessão plenária da Câmara, o parlamentar leu uma moção de congratulações (nº 121/2021), de sua autoria.

A data é comemorada em 14 de maio, já que neste dia, no ano de 1948, David Bem-Gurion, então presidente do Conselho Nacional, fez a leitura da Declaração da Independência no Museu de Tel Aviv, em Israel. O texto foi redigido por um pequeno grupo de advogados e políticos.

A data histórica se entrelaça com um outro fato memorável que aconteceu no ano anterior, em 29 de novembro de 1947, quando o estadista brasileiro Oswaldo Euclides de Sousa Aranha (1884-1960) conduziu a votação que decidiu sobre a criação do país na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo estudiosos do período, Aranha articulou nos bastidores, ajudando a definir o voto dos países latino-americanos.

O vereador falou sobre a importância de Oswaldo Aranha na reunião histórica da Assembleia Geral da ONU e disse que a atuação do brasileiro “rendeu a ele eternas gratidões por parte dos judeus”. O republicano lembrou ainda que ele foi advogado, político e “um admirável diplomata brasileiro”. Durante o seu discurso, o parlamentar enalteceu Israel e disse que esse povo “passou mais de 2 mil anos sem ter um território fixo”.

Nunes ainda lembrou de uma das maiores atrocidades da história, o holocausto, o genocídio de milhões de judeus cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e comandado por Adolf Hitler. Para o vereador, o povo de Israel “nunca desistiu de lutar e de retornar para sua pátria ancestral, mesmo em meio a guerras e conflitos” e hoje, com 73 anos de existência e mais de 9 milhões de habitantes, o Estado de Israel é uma “verdadeira referência em tecnologia e inovação”.

 

Texto e imagem: Ascom vereador Joel Nunes

Related Posts