Maria Rosas realiza missão oficial para garantir direitos femininos no exterior

O objetivo é promover maior articulação dos membros do Grupo Parlamentar Brasil-Estados Unidos e com o Ministério das Mulheres, visando implantação de Espaço da Mulher Brasileira em Orlando e Miami

A deputada federal Maria Rosas (Republicanos) esteve em Orlando (EUA), no início deste ano, entre 16 e 20 de janeiro, apara missão oficial com o objetivo de conhecer a instalação do Espaço da Mulher Brasileira (EMuB). Durante a viagem, a parlamentar cumpriu agenda de trabalho, dando continuidade no comprometimento da causa em defesa da mulher. Desde o dia 1º de fevereiro, Maria Rosas assumiu o cargo de procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, que tem como finalidade proteger os direitos das mulheres brasileiras; receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher e cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos femininos.

“Com a missão oficial pretendemos implementar maior articulação dos membros do Grupo Parlamentar Brasil-Estados Unidos com o MRE e Ministério das Mulheres, pensando ainda, em parcerias na área de desenvolvimento de políticas para mulheres, idosos, crianças, jovens e portadores de deficiências. Queremos promover resultados positivos em favor da segurança, apoio e acolhimento às brasileiras que moram nos Estados Unidos e a nossa proposta é concretizar mais um Espaço da Mulher Brasileira em Orlando e Miami, pois já temos em Boston e Nova York, inaugurado em 2022”, explica a deputada.

Maria Rosas esclarece que a reunião com representantes de ONGs e OSFLs (organizações sem fins lucrativos) liderados por brasileiros nos Estados Unidos, é uma forma de avançar na proposta de criar mais canais de interlocução direta com a comunidade brasileira, radicada nos Estados Unidos, para que seja possível conhecer seus problemas e disseminar, por meio de trabalho conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, as soluções já existentes e procurar meios de apoiar os brasileiros que vivem neste país.

“No futuro, queremos também apoiar às emigrantes brasileiras que sofrem com condições precárias de trabalho, violência sexual para que estejam munidas de mais informação, recebam acolhimento e garantia do exercício de cidadania plena” afirma.

A parlamentar foi recebida pelo consulado a convite do embaixador André Odenbreit Carvalho, ocasião em que também conheceu a vice-cônsul Marcela Magalhães Braga, a equipe e a sala onde, provavelmente, serão realizados os atendimentos às mulheres vítimas de violência, por meio de assistência social necessária para acolher mais de 400 mil brasileiras que vivem na Flórida.

No encontro com o embaixador, foram colocadas pautas que serão tratadas como prioridade, como o cuidado apoio e assistência às mulheres brasileiras na jurisdição de todo estado e as parcerias que serão realizadas pelo projeto.

Além de suporte às brasileiras vítimas de violência doméstica, o EMuB Orlando/Miami também oferecerá cursos e ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo voltado para mulheres. “Ao fomentar a geração de emprego e renda para imigrantes brasileiras, incentiva-se a autonomia econômica dessas mulheres e previne-se que as mesmas se coloquem em situação de vulnerabilidade social, um dos gatilhos para a violência doméstica”, aponta a parlamentar.

Durante missão oficial, a republicana também teve a oportunidade de conhecer a Hope & Justice Foundation, em Orlando, que atende, capacita e acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e tráfego humano. Nesta visita, esteve presente a vice-cônsul de Orlando Marcela Magalhães, a presidente da Fundação, Anna Alves e equipe.

Estima-se que exista uma população de mais de 350 mil imigrantes brasileiros expostos ao crime de tráfico humano. A Fundação é americana e são brasileiras que estão à frente desse trabalho desde 2020, que já assiste cerca de 400 mulheres com atendimento psicológico, jurídico e capacitando também para o mercado de trabalho.

Saiba mais

Segundo dados do Itamaraty (2020), 1.775.000 brasileiros vivem nos Estados Unidos. Somam, assim, 42% do total de 4.215.800 brasileiros no exterior.
https://hopeandjusticefoundation.org.br/, s.d.

https://www.gov.br/mre/pt-br/consulado-miami