Desastre ambiental leva deputado Sebastião à Santa Adélia

santa_adelia_570
Acidente aconteceu justamente na época de desova dos peixes. Chocado, deputado propôs projeto para evitar novos desastres.
O deputado estadual Sebastião Santos (PRB) esteve na quinta-feira (31), em Santa Adélia, onde ocorreu incêndio que causou um dos maiores danos ambientais no interior Estado de São Paulo. Um galpão de açúcar  pegou fogo no último dia 25. A alta temperatura derreteu o produto formando uma ‘cachoeira de caramelo’, que escorre desde então para rio São Domingos provocando a morte de milhares de peixes e outras espécies que vivem neste habitat.
Sebastião, que é membro atuante da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura e da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, e está chocado com o lamentável acidente que atingiu o São Domingos e já está chegando ao rio Turvo. O rio passa pelos municípios de Catiguá, Tabapuã, Uchôa e deságua no Rio Turvo, em Guapiaçu.
A mortandade de peixes já é visível em pelo menos 70 km da extensão do rio. “Este poderá ser um dos maiores desastres ambientais da história do estado está longe de ter uma solução. Até o momento, cerca de duas toneladas de peixes mortos foram retiradas do rio. Já estou levantando todos os dados necessários para abertura de uma investigação pela Frente Parlamentar e pela Comissão”, disse o deputado do PRB.
Técnicos da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) afirmaram que está comprovada a contaminação da água por causa do caramelo e que as águas do rio São Domingos na Região de Santa Adélia está com 0% de oxigênio.
O parlamentar está preocupado com a perpetuação das espécies existentes na região. Na quinta-feira começou o período da Piracema, época em que os peixes desovam. Um período tão importante, que é proibido por lei a pesca artesanal e esportiva. “Com este acidente a Piracema já começou morta no São Domingos”, lamentou “É preciso saber de quanto foi o prejuízo à natureza, se ela irá conseguir ser restaurada completamente e quanto tempo isso pode levar. O prejuízo pode ser incalculável, pois atinge toda a cadeia alimentar doa animais que ali vivem”, afirmou o deputado.

adelia_internaSebastião apresenta projeto

O deputado apresentou na terça-feira (05) projeto de lei que propõe a obrigatoriedade da construção de dique de contenção em todas as empresas responsáveis pelo armazenamento de açúcar no Estado de São Paulo. O ‘dique de contenção’ são paredes de concreto capazes de conter todo o açúcar armazenado no local, em caso de derretimento por incêndio. O objetivo é evitar acidentes ambientais como os que ocorreram em outubro nos municípios de Santos e Santa Adélia.
“Diques de contenção poderiam ter impedido essas catástrofes ambientais. Estamos trabalhando para minimizar os danos causados, mas é preciso uma medida para evitar que novos incêndios prejudiquem ainda mais a natureza. Lutarei por esse projeto com todo empenho”, afirmou.

Texto de Suelen Tavares Polachini – Assessora de Comunicação Deputado Sebastião Santos