
Sebastião, que é membro atuante da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura e da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, e está chocado com o lamentável acidente que atingiu o São Domingos e já está chegando ao rio Turvo. O rio passa pelos municípios de Catiguá, Tabapuã, Uchôa e deságua no Rio Turvo, em Guapiaçu.
A mortandade de peixes já é visível em pelo menos 70 km da extensão do rio. “Este poderá ser um dos maiores desastres ambientais da história do estado está longe de ter uma solução. Até o momento, cerca de duas toneladas de peixes mortos foram retiradas do rio. Já estou levantando todos os dados necessários para abertura de uma investigação pela Frente Parlamentar e pela Comissão”, disse o deputado do PRB.
Técnicos da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) afirmaram que está comprovada a contaminação da água por causa do caramelo e que as águas do rio São Domingos na Região de Santa Adélia está com 0% de oxigênio.
O parlamentar está preocupado com a perpetuação das espécies existentes na região. Na quinta-feira começou o período da Piracema, época em que os peixes desovam. Um período tão importante, que é proibido por lei a pesca artesanal e esportiva. “Com este acidente a Piracema já começou morta no São Domingos”, lamentou “É preciso saber de quanto foi o prejuízo à natureza, se ela irá conseguir ser restaurada completamente e quanto tempo isso pode levar. O prejuízo pode ser incalculável, pois atinge toda a cadeia alimentar doa animais que ali vivem”, afirmou o deputado.

O deputado apresentou na terça-feira (05) projeto de lei que propõe a obrigatoriedade da construção de dique de contenção em todas as empresas responsáveis pelo armazenamento de açúcar no Estado de São Paulo. O ‘dique de contenção’ são paredes de concreto capazes de conter todo o açúcar armazenado no local, em caso de derretimento por incêndio. O objetivo é evitar acidentes ambientais como os que ocorreram em outubro nos municípios de Santos e Santa Adélia.
“Diques de contenção poderiam ter impedido essas catástrofes ambientais. Estamos trabalhando para minimizar os danos causados, mas é preciso uma medida para evitar que novos incêndios prejudiquem ainda mais a natureza. Lutarei por esse projeto com todo empenho”, afirmou.
Texto de Suelen Tavares Polachini – Assessora de Comunicação Deputado Sebastião Santos
A indenização pelos anos que os pescadores ficarão sem seu trabalho deve ser cobrada!
Pingback: A natureza pede socorro | PRB - Partido Republicano Brasileiro