Reunião da militância Mulheres Republicanas em São Paulo debate a importância da campanha Outubro Rosa

48898711896_e02a7f8233_k
Nesta segunda-feira (14), a sede estadual do Republicanos SP recebeu as 19 coordenadoras da militância Mulheres Republicanas do Estado de São Paulo. O encontro do grupo é mensal e tem o objetivo de definir metas e estratégias da militância. A deputada Republicana Maria Rosas, que é coordenadora do Mulheres Republicanas, esteve presente e liderou as pautas. Ela destacou a importância do grupo com o propósito que se desenvolva condições para que as mulheres tenham uma participação maior na política, já que, atualmente, apenas 15% dos deputados federais são mulheres.
“Houve uma representatividade maior das mulheres nas últimas eleições. As mulheres estão com muito mais vontade de estar e se engajar na política, e nosso trabalho é conscientizar e trazer mais mulheres para a nossa luta.” disse a deputada. Ela ainda afirmou que o Republicanos é um dos poucos partidos que conta com um grupo de mulheres engajadas na políticas. “Essa nossa estrutura, devemos valorizar.”
A deputada ainda elogiou a atuação das coordenadoras em cada região e que “o mais importante é o trabalho, frente às mulheres”. A vice-coordenadora do Mulheres Republicanos, Carlinda Tinôco, também tem opinião semelhante à militância. Para ela, o grupo é feito por “mulheres que tem uma consciência política e, assim, desenvolver causas que beneficie às mulheres.”
Entre as causas levantadas, o Outubro Rosa foi um dos temas da reunião. Por ano, cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama são diagnósticados no país e a campanha global visa conscientizar as mulheres em relação a doença. Maria Rosas aproveitou e reforçou que o Mulheres Republicanas vão promover ações em todo estado de São Paulo sobre a campanha. “Estamos unidas e vamos fazer essa campanha em todo estado, serão feitas palestras e caminhadas durante todo mês. Estamos fazendo uma conscientização de todas mulheres da prevenção do câncer de mama. Além da conscientização do diagnóstico precoce”.
A coordenadora regional de Campinas, Vandercleia Moro, também conversou da prioridade que o grupo tem dado a campanha Outubro Rosa. “A gente sabe que a maior arma contra o câncer de mama é a mulher. Quando ela se cuida se toca. É importante a gente ressaltar essa conscientização.”
Próximo encontro vai ocorrer em Brasília
Outro ponto debatido pela deputada Maria Rosas é o 2º Seminário de Formação Política para Mulheres, que ocorrerá em Brasília entre os dias 7 a 9 de novembro. O seminário tem objetivo de fortalecer e expandir a atuação feminina dentro da política nacional e debater as metas e estratégias para as eleições municipais do próximo ano.
Clique e veja as fotos da reunião.
Texto: Daniel Borges – Assessoria de Comunicação Republicanos SP

Foto: Wesley Ribeiro – Assessoria de Comunicação Republicanos SP