Roberto Alves

Benedito Roberto Alves Ferreira é gestor público e imortal da Academia de Letras do Brasil/ Região Metropolitana de Campinas. Nasceu em 27 de maio de 1960, na cidade de Taubaté (SP). Foi metalúrgico durante 15 anos, trabalhando como soldador de manutenção. Casado e pai de dois filhos, suas atividades sociais e cristãs levaram-lhe à vida pública, dando início a uma carreira política promissora no estado de São Paulo.

Em 2002, Roberto Alves foi eleito deputado estadual com 73 mil votos, sendo o 51º parlamentar mais bem votado. Nas eleições 2006, concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados, recebendo mais de 77 mil votos, e conquistou a segunda suplência. Três anos mais tarde, assumiu a cadeira de deputado federal, dando início a um grande trabalho parlamentar pautado na defesa das crianças e adolescentes.

Enquanto suplente, Roberto Alves foi autor do projeto de lei que criou a “Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida”, que tornou-se lei sancionada pela Presidência da República com o número 12.393/2011. Também foram sancionadas outras duas propostas do então deputado federal Roberto Alves: a que torna a cidade de Holambra a ‘Capital Nacional das Flores’ (Lei nº 12.428/2011) e a que reconhece Taubaté como a ‘Capital Nacional da Literatura Infantil’ (Lei nº 5.255/2009).

Em 2012, Roberto Alves foi eleito vereador de Campinas/SP com 5,9 mil votos. Em 2014, foi eleito deputado federal com 131 mil votos, sendo o quinto candidato mais bem votado na região metropolitana de Campinas.

Neste mandato, Roberto Alves retomou na Câmara dos Deputados a luta em defesa das crianças e adolescentes, sobretudo no combate ao abuso e à exploração sexual. Ele idealizou e criou a ‘Frente Parlamentar Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, instituída em 28 de maio de 2015 na Câmara dos Deputados, com a adesão de mais de 200 deputados federais.

A frente parlamentar segue em atividade e, por meio dela, Roberto Alves realiza seminários e audiência públicas em Brasília e mobilizações nas cidades do interior do estado de São Paulo, com o objetivo de discutir com a sociedade meios para proteger as crianças e adolescentes dos crimes de abuso e de exploração sexual.

Também por meio da frente parlamentar, Roberto Alves criou o gibi ‘Robertinho e Sua Turma’, desenvolvido para ajudar as crianças a entenderem sobre o que é o abuso sexual e de que maneira elas devem agir para se proteger. Mais de 10 mil exemplares foram distribuídos no estado de São Paulo. O projeto está na segunda edição, desta vez abordando os perigos do abuso sexual infantil na internet.

Nas Eleições 2018, Roberto Alves foi reeleito deputado federal com 82 mil votos.