Os encontros foram promovidos pela Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados
A deputada federal Maria Rosas (Republicanos/SP) e 1º procuradora a adjunta da mulher na Câmara dos Deputados, participou, na última terça (14) a convite da Secretaria da Mulher na Câmara, de visitas estratégicas para reforçar as ações de combate a violência política contra a mulher. As agendas aconteceram na Residência Oficial do Reino Unido e ao gabinete da nova Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmem Lúcia, ambos em Brasília.
Na primeira agenda, a 1º Procuradora esteve na residência oficial do Reino Unido, reunida com o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido e com a Embaixadora Britânica no Brasil, Stephanie Al-Qaq, onde reforçou a unidade entre os países e trocaram experiências de ações voltadas ao combate da violência política contra as mulheres. O evento contou a presença de deputadas representando a bancada feminina.
“As discussões abordaram diversas perspectivas e estratégias para combater essa forma de violência, destacando a importância de políticas públicas eficazes e de ações conjuntas entre países. Esse encontro reforçou a necessidade de continuar trabalhando em prol da igualdade entre homens e mulheres nos espaços de liderança e da proteção dos direitos das mulheres em todos os âmbitos, especialmente na política. Agradeço à Embaixada do Reino Unido pelo convite e pela oportunidade de contribuir para esse importante debate”, disse Maria Rosas, que integra o Grupo de Amizade Brasil/Reino Unido do Congresso Nacional.
Na ocasião, a deputada também planejou ações para a Missão Oficial ao Reino Unido, que vai acontecer entre os dias 17 a 21 de junho, onde ratificou que é uma oportunidade fundamental para fortalecer as políticas em relação às mulheres entre os países. A delegação será composta por cinco deputadas federais com relevante atuação na pauta da mulher no Congresso Nacional e será acompanhada por representantes do Governo Britânico.
Visita à Ministra do TSE, Carmem Lúcia
Na visita à Ministra do TSE, Carmem Lúcia, além da pauta sobre violência política contra a mulher, durante a conversa, a deputada destacou os desafios que as mulheres enfrentam nas eleições municipais de outubro, ressaltando a importância da maior participação feminina no cenário político. “A importância de ações entre os poderes, em específico esta visita à ministra, ressalta a necessidade de incentivar mais mulheres a se envolverem ativamente na política e a se candidatarem a cargos políticos, garantindo seus direitos durante a pré-campanha e campanha, fiscalizando e executando as punições para quem não venha a cumprir as leis. Estamos atentas!”, aponta a deputada.
No último dia 7, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu, a ministra Cármen Lúcia para o cargo de presidente da Corte, no lugar do ministro Alexandre de Moraes. Ela vai presidir o órgão durante o processo eleitoral das eleições municipais deste ano.
Texto: Gisele Rocha – Ascom deputada Maria Rosas
Foto: Juliana Braz