Sandro Caprino
Vereador Sandro Caprino durante sessão plenária em Paulínia: politização e cidadania para melhor formação dos estudantes das escolas públicas e privadas

A Câmara Municipal da Cidade de Paulínia aprovou com unanimidade, durante a 22ª Sessão Ordinária deste ano, o projeto “Escola do Jovem Cidadão”. O vereador pelo PRB e presidente da Câmara, Sandro Caprino, é um dos idealizadores do projeto e explica que o objetivo é formar cidadãos mais conscientes e dar conhecimento a alunos das escolas públicas e particulares do município sobre o funcionamento e os processos que compõem o Legislativo. “É um projeto de cidadania fantástico”, defendeu o parlamentar.

O programa do projeto é composto por dois módulos. O “Câmara Mirim” que atenderá alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e o “Câmara Jovem”, focado nos alunos do 6º ao 9º ano do fundamental. No primeiro, os alunos terão visitas guiadas pelas dependências da casa, principalmente nos locais onde são realizadas as sessões plenárias. No segundo, a proposta é assimilar a vivência das ações legislatórias por meio de simulações dos processos eleitorais, dos trabalhos e funcionamento do Poder Legislativo Municipal.

Por meio do projeto, cada escola fará uma eleição interna quando será escolhido o “vereador jovem” para participar das sessões simuladas. A imersão nesta experiência compreende desde a cerimônia de posse, eleição da Mesa Diretora e Sessões ao longo do ano, quando os alunos farão proposituras e debates, seguindo os trâmites e formalidades da Câmara Municipal de Paulínia.

Segundo Sandro Caprino, esse projeto vai além de uma ação de politização, é pensar no desenvolvimento e melhoria da cidade. “Transformar pessoas em cidadãos é um investimento para o futuro de Paulínia”, disse. O “Escola do Jovem Cidadão” deve entrar em funcionamento ainda este ano.

Texto e foto: Bruno Dias – Ascom Vereador Sandro Caprino

Edição: Fábia Zuanetti – Coord. Ascom PRB/SP