Brasília (DF) – A deputada federal Maria Rosas (Republicanos/SP) visitou, na última segunda (2), o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), no Hospital da Mulher (Unicamp/SP). A visita teve o objetivo de apoiar instituições e pesquisas que incentivam a promoção da saúde da mulher. Ao todo, a parlamentar disponibilizou 200 mil reais em Emendas Impositivas para o custeio do local, que será utilizado para a aquisição de quimioterápicos para o tratamento de câncer de mama. Cerca de 450 mulheres serão atendidas.

“O suporte aos centros especializados, que desenvolvem um olhar atento para as doenças que acometem mulheres e asseguram o pleno acesso ao diagnóstico e tratamento, é uma medida importante para promover dignidade, estimular a prevenção primária e conscientizar a população para os cuidados femininos”, justifica.

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por 28% dos novos casos a cada ano. Raro antes dos 35, sua incidência cresce ano a ano, principalmente depois dos 50. O Inca indica 59,7 mil casos por ano e 6,91 mortes para cada 100 mil habitantes.

Durante a visita, esteve presente o superintendente do Hospital, Dr. Professor Luís Otávio Zanatta, a biomédica Fabiana Casellapo e a responsável pela área de Relações Internacionais, Marina Martinez.  Ao final, os participantes receberam o livro Legislação da Mulher, de autoria da parlamentar.

Texto: ASCOM Maria Rosas

Foto: Divulgação