Sebastião quer projeto de contorno ferroviário para região de Catanduva

Sebastião Santos - Contorno Ferroviário - Site
Um ano após descarrilamento matar oito pessoas em São José do Rio Preto, na noite de ontem (06) vagões descarrilaram em Catanduva e atingiram o muro de uma escola. Apesar do acidente acontecer em um local movimentado, ninguém ficou ferido. Em ambos os casos, os trens pertencem à ALL (América Latina Logística), empresa concessionária do transporte ferroviário.
Desde o início de seu mandato (2011), o deputado estadual Sebastião Santos (PRB) vem alertando as autoridades sobre as condições precárias das linhas férreas no estado e sobre o número crescente de descarrilamentos, até que o pior aconteceu em Rio Preto. “No acidente de ontem não houve vítimas, mas se o descarrilamento tivesse acontecido durante o dia?”, questiona o deputado.
Desde o acidente do ano passado, Sebastião iniciou uma ação pela retirada da linha férrea da área urbana de Rio Preto, mobilizando a população a assinar uma petição pública em favor do projeto de contorno ferroviário. (Clique aqui e assine) As assinaturas começaram pela internet e, em seguida, a ação ganhou as ruas. Ao todo, já foram colhidas mais de 12 mil assinaturas. Este mês a coleta foi intensificada.
Com as assinaturas e o apoio da bancada do PRB de 21 deputados federais eleitos e um senador, Sebastião acredita que será mais fácil conseguir junto ao governo federal o recurso de R$ 250 milhões necessários para execução do projeto.
Agora, Sebastião quer incluir no pedido o projeto de contorno ferroviário para a região de Catanduva. “É preciso projetar a transferência dos trilhos para uma área fora do perímetro urbano, garantindo a preservação da vida humana. A população que vive próxima à linha férrea corre perigo”, afirma o deputado.
Anos antes do acidente com oito vítimas fatais, a prefeitura de Rio Preto e o Ministério do Transporte chegaram a licitar a obra de construção do contorno da ferrovia, mas na época o projeto foi considerado caro e não saiu do papel.
“Se o projeto tivesse sido executado antes de 2013, o acidente em Rio Preto não teria acontecido. Há outro agravante. Os vagões que descarrilaram em Rio Preto e Catanduva carregavam apenas grãos. Se carregassem combustível, com é comum, a tragédia seria ainda maior. Não há dinheiro que pague uma vida. Eu farei tudo o que estiver ao meu alcance para executar esses projetos”, disse o deputado.
Por: Suelen Tavares Polachini – Assessora de Comunicação
Arte: Designer gráfico – Lucas Campos
Assine agora! Clique aqui – Petição Pública para a retirada dos trens na área urbana de São José do Rio Preto