A indicação das personalidades é feita pelo Conselho Afro de São José do Rio Preto. Anualmente, todo dia 25 de março, duas fotos de pessoas emblemáticas na causa serão adicionadas à coleção. A vereadora afirma que o maior objetivo deste projeto é sempre trazer à memória aqueles que lutaram por igualdade. “A maior importância é o resgate da memória e a valorização das pessoas que fizeram a diferença nesta luta em nossa cidade”, explicou a republicana.
Homenageados
O nome Aristides dos Santos não é em vão. Trata-se de uma justa homenagem ao rio-pretense que morreu aos 99 anos no dia 11 de junho de 2013. Aristides era presidente de honra do Conselho Afro Brasileiro de Rio Preto e foi escritor, atuou como Oficial de Justiça, engraxate, administrador de empresas e pesquisador da história local negra.
Neste ano, uma mulher fez parte da homenagem: Drika Pereira, atriz, faleceu no ano passado e era muito conhecida no meio teatral do município. A mãe dela, dona Benedita se sentiu acalentada pela homenagem: “Drika sempre se inclinou para a arte e para o teatro. Desde pequena, gostava de atuar, escrever e apresentar alguma coisa. “Está me fazendo muita falta. Eu gostava da alegria dela, da criatividade, era muito comunicativa. Essa homenagem conforta o coração da gente”, disse a mãe da atriz.
Texto: Gabbriela Veras / Ascom – PRB Mulher Nacional
Foto: Ascom – vereador Karina Caroline