Secretário Hamam e prefeito Buschiero assinam termo de adesão para segunda creche em Tabatinga

Buscheiro_570
A cidade de Tabatinga receberá uma segunda unidade do programa Creche Escola. O termo de adesão do município foi assinado na tarde desta sexta-feira (05) pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam (PRB), e o prefeito Rafael Buschiero (PRB). O deputado estadual Sebastião Santos também esteve presente ao encontro.
Para Hamam, a adesão mostra o foco do governo nas pequenas cidades do interior. “Tabatinga hoje adere a 2ª Creche Escola e, brevemente, também vamos expandir na cidade o Ação Jovem, outra iniciativa da Secretaria”, afirmou o secretário.
A meta do Governo do Estado é implantar pelo menos uma creche em cada município. Serão mil unidades até 2014 para as 645 cidades paulistas. Tabatinga inaugura até o final deste ano a primeira Creche Escola, que deverá atender 150 crianças.
“A 2ª creche do programa será feita num terreno da Prefeitura na zona sul e vai beneficiar as famílias da zona rural e da indústria de bichos de pelúcia”, destacou o prefeito. Tabatinga é conhecida como a capital nacional do bichinho de pelúcia, acessórios infantis e enxovais para bebês produzidos em 40 fábricas da cidade.
Creche Escola
O Programa Creche Escola, lançado em setembro de 2011, é desenvolvido pela Secretaria Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação. O programa tem por objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.
A contrapartida do município é apresentar terreno próprio abastecido com rede de água, esgoto, energia, telefone e divisas muradas. A unidade e os equipamentos são custeados pelo Governo do Estado, que investe em média R$ 1,5 milhão por Creche.

Texto de Rafael Castilho/ Fotos de Luiz V. Pereira