“Somos nós a ferramenta da transformação”, defende cientista política durante curso de Lideranças Femininas em SP

curso_de_lideranças_femininas_sp_30_06_2016_geralApós passar pelas cidades de Brasília e Macapá, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) realizou em São Paulo a terceira edição presencial do Curso de Lideranças Femininas. Organizado pela equipe da subseção da entidade na capital paulista, o evento reuniu, na quinta-feira (30/06), 100 homens e mulheres no Auditório José Alencar, na sede do PRB/SP. Autoridades políticas, pré-candidatas republicanas, militantes do movimento PRB Mulher, profissionais, filiados ao partido, donas de casa, estudantes e curiosos em geral formavam a plateia de representantes dos diferentes segmentos da sociedade.

Para o presidente municipal do PRB e coordenador da subseção da FRB em São Paulo, Dr. Aildo Rodrigues, a promoção deste curso é de suma importância para incentivar maior participação feminina nas decisões públicas. Para ele, a cota obrigatória nos partidos para que mulheres possam sair candidatas expressa a falta de consciência e incentivo às mulheres. “O ideal seria que mais da metade dos candidatos fossem mulheres, uma vez que elas representam 54,1% da população brasileira”, defende. “A mulher, ao longo da história, tem sido tolhida de uma série de participações na sociedade. Recentemente, isso tem melhorado, mas ainda falta muito para chegarmos à equiparidade de gêneros”.

curso_lideranças_femininas_frb_sp_aildo_30_06_2016Durante o curso, a cientista política Daniela Rabello falou sobre as características culturais das sociedades ao longo das décadas. “O pensamento feminino parou no século passado”, constata. “Por conta da cultura daquela época, hoje, as mulheres possuem bloqueios internos que impedem que elas se sintam capazes e merecedoras de avançar na política e gerir de maneira igualitária aos homens. É preciso mudar isso. Os tempos se modernizaram e, com isso, também o estilo de vida e a capacitação das mulheres”.

A cientista política possui trajetória sólida no ensino e disseminação da participação feminina na política. Formada em Ciências Políticas e pós-graduada em Gestão de Comunicação nas Organizações, Daniela já atuou como pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e foi consultora e assessora política da Procuradoria da Mulher no Senado Federal. Atualmente, integra a equipe de palestrantes da FRB.

curso_lideranças_femininas_frb_sp_30_06_2016_03A prefeita reeleita da cidade de Cruzeiro e coordenadora estadual do PRB Mulher, Ana Karin Andrade, aproveitou a ocasião para falar sobre sua trajetória na política. “Era meu sonho me tornar gestora pública, mas não foi de um momento para o outro. É preciso caminhar e lutar constantemente”, incentiva. Já Pricila Menin, coordenadora municipal do movimento, parabenizou as mulheres presentes. “Somos mulheres guerreiras! E sofremos preconceito, sim! Na atual conjuntura, a gente tem que mostrar capacidade todos os dias”, enfatiza.

Também estiveram presentes no evento a pré-candidata a prefeita de Francisco Morato, Renata Sene, a coordenadora do PRB Mulher na região, Débora Cerazza, a coordenadora do PRB Juventude SP, Luciana Pepe, a jornalista e apresentadora de TV, Ana Paula Araújo, e os pré-candidatos da capital paulista, Edson Coqueiro e Sabino de Oliveira. Os casal de advogados Ana Vastag e Everson Tobaruela também fizeram questão de prestigiar o evento.

Texto: Fábia Zuanetti – Ascom PRB/SP

Fotos: Lucas Campos – Ascom PRB/SP