Ele afirmou ainda que os gastos com segurança pública no Brasil ultrapassaram 60 bilhões de reais em 2012. “Este número pode triplicar, mas, se a segurança não for além do policiamento, a situação não vai mudar”, declarou. De fato as estatísticas apontam desgaste do setor. Paralelamente ao investimento federal, os índices de criminalidade aumentaram 80% de março de 2011 a março de 2012.
Neste contexto, Rodella explicou que diversos fatores influenciam diretamente a questão de segurança, entre eles a falta de iluminação pública, congestionamentos, ocupações irregulares, drogadição, descarte ilegal de lixo e até saúde. “Como um médico vai trabalhar na periferia se lá ele não se sente seguro?”, questionou. “Ele simplesmente não vai!”.
Durante a palestra, o republicano questionou o treinamento dado à polícia, focado apenas em uma abordagem ostensiva e até violenta. “Não existe uma abordagem social por trás dos problemas de segurança. Os policiais querem apenas prender os bandidos, são formados para isto. Porém, é preciso unir várias frentes para atacar o problema efetivamente, como educação, assistência social, saúde e, ai sim, policiamento”, explicou.
No final do encontro, o presidente municipal do PRB SP, Aildo Rodrigues, passou a mensagem final. “O PRB tem como premissa promover uma política de resultado e é isso que estamos fazendo aqui hoje. Estamos trocando conhecimento e experiências que podem mudar situações, como a triste realidade da segurança pública que vivemos atualmente.”
Prestigiaram o evento, o coordenador nacional dos movimentos setoriais do PRB, Carlos Baltazar, e o coordenador municipal do PRB Transporte, Judson Reinert. A coordenadora política Juliana Uchoa que conduziu o encontro, agradeceu a presença de todos e afirmou que novos encontros serão programados para atualização e troca de experiência entre os republicanos.
Confiram o álbum de fotos do evento em: http://www.prb10sp.org.br/arquivos-de-foto-e-video/encontro-republicano-tema-seguranca-publica/
Danielli Guerson – ASCOM – PRB/SP