Sebastião Santos cobra retirada dos trilhos da ferrovia no perímetro urbano de São José do Rio Preto

img_2059
Parlamentar protocolou 10 mil assinaturas em 2014, após trágico acidente com descarrilamento matando oito pessoas

Após protocolar requerimento questionando respostas sobre a retirada dos trilhos da ferrovia no perímetro urbano de São José do Rio Preto, Mirassol e Cedral, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Brasília, o deputado estadual Sebastião Santos (PRB) foi recebido na última quarta-feira (19/10) pelo Diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Charles Magno, além do Coordenador-geral de Obras Ferroviárias, Marcelo Chagas e o assessor técnico, Adelivio Peixoto.

Durante a visita, a equipe do DNIT apresentou os projetos aprovados para implantação do contorno ferroviário, entre os municípios de São José do Rio Preto, Mirassol e Cedral. Na planta do projeto básico, está aprovado um contorno que passará por trás do munícipio de Bady Bassitt. Onde será retirado o percurso de dentro da área urbana, e passará por uma nova variante em uma área rural que será desapropriada. Além da criação de uma subestação, interligando a refinaria de combustível em São José do Rio Preto ao fornecedor de destino.

“No dia 19 de dezembro de 2014 protocolamos 10 mil assinaturas para retirada dos trilhos da ferrovia no perímetro urbano de São José do Rio Preto, Mirassol e Cedral. Tomamos essa iniciativa após o episódio do descarrilamento em 2013, causando um trágico acidente com vítimas fatais. Essa causa tomou grandes proporções que tivemos que nos mobilizar para que isso acontecesse”, explica Sebastião Santos que acompanhou o caso ocorrido no dia 24 de novembro de 2013, após uma carga de soja descarrilhar e atingir duas casas, matando oito pessoas, entre elas duas crianças no bairro Jardim Conceição, em Rio Preto.

Segundo os técnicos do DNIT, o valor apresentado tem o custo previsto de R$300 milhões para execução. A conclusão do projeto básico da planta será apresentada no início do primeiro semestre de 2017. A ferrovia que passa por dentro de São José do Rio Preto é coordenada pela América Latina Logística (ALL), responsável pela administração e manutenção do trecho que será retirado.

“Após nossas reivindicações as respostas finalmente saíram do papel, buscamos melhorias para que o desenvolvimento local possa ganhar mais força. E, que nenhum tipo de tragédia possamos presenciar daqui pra frente”, conclui Sebastião.

Texto e foto: Abrahão Hackme – Ascom Deputado Estadual Sebastião Santos