Sebastião Santos participa da inauguração do Instituto de Pesca em Rio Preto

governador-360
O deputado estadual Sebastião Santos (PRB), membro atuante da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, participou na quinta-feira (18), com o governador Geraldo Alckmin e a secretária de Estado de Agricultura, Mônika Bergamaschi, da cerimônia de inauguração do Centro de Pesquisa do Pescado Continental e Laboratório de Análises de Água (Instituto de Pesca) em São José do Rio Preto. O centro terá 45 viveiros experimentais em tanques-escavados, totalizando 36 mil m² de área alagada, com capacidade para a produção de 1, 2 milhão de alevinos de diferentes espécies.
seb_254Na ocasião o governador também assinou o Decreto de Licenciamento de Aquicultura. O evento contou ainda com a participação do o superintendente Federal do Ministério da Pesca de São Paulo, Marcos Alves Pereira, representando o Ministro Eduardo Lopes.
Sebastião é membro atuante da Frente Parlamentar e tem trabalhado para incentivar a Aquicultura no estado. Para isso, já realizou 10 Encontros Regionais da Aquicultura e Pesca em São José do Rio Preto, Icém, Barboza, Rosana, Presidente Epitácio, Assis, Mirandópolis, Borborema, Pauliceia e Rancharia.
O deputado do PRB acredita que com o decreto e a inauguração do Centro de Pesquisas do Pescado, São Paulo terá mais incentivo para desenvolver a Aquicultura. “Estamos no caminho certo. A maior produção de peixes do estado está no Noroeste Paulista. De Santa Fé e Ilha Solteira saem o maior número de files de Tilápia para serem comercializados.
gov_200Trabalho no intuito de fazer de São Paulo, o estado de maior produção de peixes do país”, afirmou Sebastião. Segundo o diretor do Instituto de Pesca, o pesquisador Nilton Eduardo Torres Rojas, foi por conta da alta produção do Noroeste que São José do Rio Preto, a maior cidade da região, foi escolhida para a implantação do centro de pesquisa.
O superintendente do MPA está otimista. “O Governo do Estado de São Paulo deu dois grandes passos para fomentar a aquicultura hoje. Nós do Ministério da Pesca acreditamos que o estado tem potencial e garra para se destacar no setor. E estamos à disposição para auxiliar neste crescimento”, disse Marcos Alves Pereira.
O instituto é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e fica localizado na Avenida Abelardo Menezes sem número, próximo ao trevo da Rodovia Washington Luiz, km 445, sentido Zona Sul.
 
 

Suelen Tavares Polachini – Assessora de Comunicação