Prefeita Renata Sene prioriza ações na saúde em Francisco Morato

Renata Sene (PRB) desenvolve ações voltadas para a prevenção de doenças
Renata Sene (PRB) desenvolve ações voltadas para a prevenção de doenças
(Francisco Morato – SP) – A Prefeita de Francisco Morato, Renata Sene (PRB), por meio do Serviço de Assistência Médica (SAME), vem se dedicando a ações voltadas para a saúde e prevenção de doenças. Uma das iniciativas aplicadas pela republicana foi a realização permanente de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. Os exames podem ser realizados gratuitamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na Rua Virgílio Martins de Oliveira, nº 282, Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.
O mutirão para atendimentos começou no dia 28 de fevereiro. Os primeiros a realizarem os testes foram os funcionários da CPTM. Agora, os serviços estão disponíveis para toda população. No total, apenas no primeiro dia, foram realizados 468 testes.
“É importante mostrar para a população que não se contrai Aids, por exemplo, com um simples aperto de mão ou abraço em um paciente. Hoje, a Aids não é uma sentença de morte é possível, sim, viver bem com a doença”, disse o superintendente municipal de Saúde, Marcelo Simões. “Porém, também devemos nos preocupar com sua transmissão, uma vez que é uma doença sem cura e que pode afetar a qualidade de vida de uma pessoa”, completou Simões.
Os testes poderão ser feitos durante todo o ano, basta comparecer ao Centro de Testagem e Acolhimento.
Prefeitura disponibiliza testes rápidos para diagnostico de HIV, sífilis e hepatite B e C
Prefeitura disponibiliza testes rápidos para diagnostico de HIV, sífilis e hepatite B e C
Outra ação realizada pelo SAME de Francisco Morato foi a palestra de capacitação sobre suicídio para agentes comunitários de saúde. O encontro ocorreu no dia 25 de fevereiro, no Teatro Municipal Laura Bressane. A palestrante, pós-doutorado em psicologia, Karina Okajima, tratou dos temas de acolhimento ao sofrimento existencial e o manejo do comportamento suicida.
“A maior importância dessa palestra é que o agente possa acessar o sofrimento humano. Pois assim como próprio profissional sofre, as pessoas com quem ele lida também sofrem. Então isso é manejo do comportamento autodestrutivo, onde só pode acontecer a partir do momento em que a gente legitima nossa dor, para ajudar o próximo a fazer o mesmo. Com essa palestra, o agente comunitário aprende a lidar com a humanidade que existe nele, para poder acolher o próximo”, explicou a palestrante.
Na atividade, Karina Okajima compartilhou suas experiências e atendimentos que trouxeram uma grande bagagem para o seu conhecimento na prevenção e acolhimento da vida. O objetivo do encontro foi mostrar aos agentes formas de como lidar, inicialmente, com o pensamento e comportamento suicida, de forma com que os profissionais entendessem profundamente a cabeça de uma vítima das fases do suicídio.
Capacitação para agentes de saúde pode ser fundamental para lidar com pessoas com tendências suicidas
Capacitação para agentes de saúde proporcionou mais ferramentas para o trato de pessoas com tendências suicidas
 

Texto: Juscelino Pereira Jr – Ascom PRB SP

Foto: divulgação / Prefeitura de Francisco Morato