Pré-candidato a prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Soares fala em dialogar com a sociedade

Marco Soares
Marco Soares
Apaixonado pela profissão, pelos dois filhos e pela cidade de Mogi das Cruzes, Marco Soares é um advogado e cidadão inconformado com a injustiça, mas é otimista com o futuro. Aos 40 anos de idade, ele quer fazer a diferença e ajudar a mudar o cenário político brasileiro, por isso é pré-candidato a prefeito pelo PRB em Mogi das Cruzes. A cidade tem cerca de 400 mil habitantes e fica localizada na região metropolitana de São Paulo.
Apesar de jovem, Marco Soares tem um currículo robusto. É advogado graduado (1998), especialista em Direito Civil e Processual Civil. Foi diretor e presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Mogi das Cruzes/SP – 2007/2012; e atualmente é conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – 2013/2018.
Pai de Marco Soares Neto e João Victor, de nove e seis anos, ele quer fazer uma política diferente, que projete a cidade para as próximas gerações. O PRB São Paulo conversou essa semana com o pré-candidato republicano. Acompanhe.
fotos ok-53 [1600x1200]
PRB São Paulo – Já disputou outras eleições e/ou ocupou outros cargos eletivos ou administrativos?
Marco Soares – Minha primeira candidatura foi em 2012, quando fui candidato à prefeito e fiquei em 2º lugar, alcançando quase 30 mil votos. Agora, em razão da votação alcançada e do desejo de mudanças, coloco meu nome a disposição do partido.
PRB São Paulo – Conte-nos em poucas linhas sua história política.
M.S. – Fui candidato à prefeitura de Mogi das Cruzes em 2012 e obtive quase 30 mil votos, ficando na 2ª posição. Sou advogado, ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mogi das Cruzes/SP., e atualmente sou Conselheiro Estadual Efetivo da OAB/SP. Tenho minha trajetória marcada pela luta por justiça social. Fui um dos líderes do movimento “Lixão, Não!”, quando presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/Mogi, entidade nascida em 2004 para impedir a instalação de um mega aterro sanitário em Mogi das Cruzes, além de ter promovido diversas ações em favor da população da região. Fui um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral Mogiano – MCCE, em 2007. Penso que a política deve ser participativa, onde o cidadão possa dialogar livremente com os poderes e influir nas decisões políticas. Uma cidade e região deve ser planejada para o futuro, crescendo de forma organizada, mais justa e mais fraterna.
PRB São Paulo – Porque escolheu o PRB?
M.S. – Escolhi o PRB por ser um partido novo, formado por pessoas qualificadas e verdadeiramente interessadas em fazer uma política diferente. E, especialmente, sem nenhuma vinculação a atos de corrupção.
PRB São Paulo – Porque aceitou o desafio de disputar a prefeitura?
M.S. – Trata-se de um projeto novo, com novas ideias e novos ideais, integrado por muitas pessoas. Este grupo, formado por novas lideranças políticas e cidadãos interessados em ajudar a cidade, tem o objetivo de mudar a política local, afeita à velha política. Os conceitos mudaram, a sociedade mudou e as necessidades dos grandes centros devem acompanhar estas mudanças. A administração deve ser encarada com muita seriedade, transparência e frequente diálogo com o munícipe, o destinatário das políticas públicas. Este deve ser o norte de todo administrador.
PRB São Paulo – Já tem aliança com quantos partidos para a disputa?
M.S. – As tratativas de apoio, sobre o projeto a ser apresentado e as chapas de vereadores estão sendo cuidadosamente planejadas, bem como as alianças. Mas ainda não é o momento de divulgação, especialmente em razão da renúncia da pré-candidatura de Junji Abe, no ultimo dia 21/06, deputado federal suplente e que estava na liderança das pesquisas.
PRB São Paulo – Como você analisa a situação atual de Mogi das Cruzes?
M.S. – A cidade cresceu muito e, paralelamente, as necessidades da nossa população também. É uma cidade linda, estrategicamente posicionada, com um povo acolhedor. Mas que precisa de mais. O crescimento desordenado, a ausência de uma política de mobilidade urbana, a falta de atenção ao plano nacional de resíduos sólidos, são algumas deficiências a serem sanadas. O transito está caótico. A criminalidade crescente e a melhoria do sistema público de saúde são algumas de nossas bandeiras.
Marco Soares discursa ao lado de líderes republicanos
Marco Soares discursa ao lado de líderes republicanos
PRB São Paulo – Marco, qual é o principal problema de Mogi hoje? Como pretende resolvê-lo?
M.S. – Há necessidade de aperfeiçoamento do sistema de saúde. Temos um bom número de instrumentos públicos para o atendimento à população, mas que precisam de melhorias, com a contratação de mais profissionais e a com a oferta de médicos especialistas. A criminalidade crescente assusta a população, exigindo pulso firme na cobrança de maior efetivo policial na região. Além disso, a Guarda Civil armada, devidamente treinada e estruturada, pode ser ampliada, colaborando cada vez mais com a segurança pública na cidade.
PRB São Paulo – Conte-nos em poucas linhas um pouco de suas principais propostas.
M.S. – Há necessidade de aperfeiçoamento da máquina administrativa, melhorando todos os serviços colocados à população. Em particular, precisamos melhorar o sistema de saúde e criar mecanismos de enfrentamento à criminalidade, que cresce assustadoramente.
PRB São Paulo – Como você vê a situação do Brasil hoje?
M.S. – Precisamos de uma nova política, com novas pessoas e novas ideias. Uma profunda reforma política é fundamental para mudarmos este triste cenário, onde a corrupção e a desonestidade são itens intimamente ligados à velha política.
PRB São Paulo – Como você se descreveria como pessoa?
M.S. – Um cidadão, advogado apaixonado pela profissão, inconformado com as injustiças da vida e otimista com o futuro.
Com o presidente nacional do PRB e Ministro da Industria e Comércio, Dr Marcos Pereira
Com o presidente nacional do PRB e Ministro da Industria e Comércio, Dr Marcos Pereira
Ping-pong
Sua motivação: Fazer Justiça.
Um sonho: Ajudar muitas pessoas, especialmente àquelas que mais precisam.
Família: Ponto de partida. Porto seguro.
Cidade: Mogi das Cruzes, minha terra.
Brasil: O melhor país do mundo.
PRB: Um partido diferente, com olhar no futuro e uma nova política.
Inspiração: O amanhã será sempre melhor.
Confiança: Em Deus.
Uma frase: O mundo conspira favoravelmente àqueles que tem bons pensamentos.
Quem é você: Um advogado.
Uma verdade: A boa política é o único instrumento que pode melhorar a vida das pessoas.

Entrevista conduzida pela Ascom PRB São Paulo