Sula Miranda e Wagner Agripino Costa, respectivos coordenadora e vice do PRB Transporte, foram recebidos pelo ministro dos Transportes César Borges para discutir melhorias no setor que, entre as pautas principais está a valorização dos motoristas.
Durante a reunião, os membros do PRB Transportes foram enfáticos e apresentaram estatísticas sobre os trabalhos de formação do motorista realizados pela FABET (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte). A entidade atua há cerca de 20 anos na qualificação de motoristas profissionais.
“As necessidades do mercado e da realidade das estradas mostraram que o profissional do transporte precisa de uma qualificação diferenciada”, explica a coordenadora do PRB Transporte, Sula Miranda.
Para ela, é necessário criar um caminho para viabilizar recursos federais para os projetos da instituição. O ministro se mostrou sensibilizado com os trabalhos da entidade, mas ressaltou que o ministério ainda não possui verbas para área de treinamento e educação, mas se mostrou aberto a ajudar ao abrir uma ponte de negociação junto ao ministério das Cidades e também do Trabalho.
“O ministro solicitou a equipe de comunicação para identificar uma possibilidade através de uma triangulação entre o ministério das cidades, transportes e trabalho, entendendo que esse é o caminho para viabilizar essa campanha.
Projeto Pacam
No encontro com César Borges, os dirigentes do PRB Transportes também apresentaram o Projeto Pacam, projeto que compreende o aumento dos investimentos em infraestrutura de apoio aos caminhoneiros. O projeto foi encaminhado ao secretário executivo do ministério, que foi autorizado a tomar as devidas providências ainda neste ano.
Para o vice-coordenador do PRB Transportes, a possibilidade de captar recursos no mercado financeiro através de emissão de debentures incentivada, de acordo com o objetivo do PAC vai estimular os investidores a aplicar recursos em projetos de infraestrutura com isenção de impostos.
“O projeto dos pontos de apoio aos caminhoneiros, foi bem visto, e o ministro disse que é possível esse projeto pode ter apoio do governo federal”, disse Agripino Costa.
Com informações de Assessoria Sula Miranda