Podcast tira dúvidas sobre a biometria nas eleições 2022

Novo episódio do Fala Presidente explica a situação de quem não fez o cadastro nas cidades onde ele é obrigatório

A poucos dias do fim do prazo para a regularização do cadastro eleitoral, o novo episódio do podcast Fala Presidente – apresentado pelo presidente estadual do Republicanos SP, Sergio Fontellas – analisa uma velha dúvida do eleitor: a biometria! Para as eleições de 2022, a Justiça Eleitoral decidiu manter ativos os títulos eleitorais de quem não fez o recadastramento nas cidades onde ele era obrigatório.

“Ao contrário de outros serviços que foram transferidos para o meio digital, a biometria exige a presença do eleitor no Cartório Eleitoral. Com isso, o TSE decidiu seguir o que foi feito em 2020 e reativar os títulos cancelados por falta de biometria, cancelando novamente após o pleito”, explica Fontellas.

Isso significa que o eleitor com domicílio eleitoral em municípios com biometria obrigatória não precisa fazer qualquer procedimento para participar das eleições de outubro.

“O prazo que termina no próximo dia 4 é válido para regularizações, transferência de domicílio e emissão de novos títulos. Quem não fez a biometria não precisa se preocupar. Está apto a votar este ano”, completa o dirigente.

O episódio do Fala Presidente está disponível, na íntegra, nas redes sociais do Republicanos SP e na plataforma de streaming Anchor.

Texto: Walter Duarte/Ascom – Republicanos SP

Imagem: Ascom Republicanos SP