Optometria é tema da 3ª Reunião da Comissão de Defesa do Consumidor presidida por Fernando Mendes

33871827363_9e2a1f5416_o

Campinas – Na tarde desta segunda-feira (15), o vereador Fernando Mendes, que é presidente da comissão de Economia e Defesa dos Direitos do Consumidor, trouxe representantes do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO/SP), para debater a inserção da profissão de Optometria no ISSQN do Município de Campinas.

Estiveram presentes o advogado do Croosp, Filipe Menino, o Delegado Regional de Optometria de Guarulhos, João Paulo de Freitas, o  Presidente de Honra do Conselho, Vilmário Antonio Gutiel e alunos do curso de optometria da Universidade Bráz Cubas.

O professor de medicina da USP, Edu Moura, trouxe dados importantes para compreender a função do oftalmologista, que trata das patologias que são doenças, como catarata, glaucoma. Já o optometrista é responsável por prescrever óculos, lentes de contato e terapias para melhorar a capacidade visual do paciente.

unnamed (1)Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia, 18,8% da população, cerca de 35 milhões de pessoas, declaram ter dificuldades para enxergar, sendo que 80% da demanda é para a medição do grau dos óculos, ou seja, se tivesse o profissional de optometria, as filas de atendimento reduziriam rapidamente, melhorando a qualidade de vida da população.

Para o vereador Fernando Mendes, a classe de optometria tem sido reprimida. “Nós vivemos numa sociedade de consumo com muitos privilégios, a prova disso é a dificuldade que o governo tem em fazer uma reforma, pois toda vez que propõe uma mudança tem que mexer no privilégio de algumas classes e com a optometria não é diferente. Quando se fala de profissionais independentes, que cuidam da visão primária, é como se houvesse um predador social, neste caso, os oftalmologistas”, relatou Mendes sobre uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos optometrista na cidade de Campinas.

O vereador pretende fazer outra reunião aberta ao público para trazer mais informações à toda população. “O direito de ver é de todos! Não vamos fechar os olhos para esta causa”.

Texto: Caroline Trubano – Ascom Vereador Fernando Mendes

Fotos: Ascom Vereador Fernando Mendes