Novo tempo: lideranças chancelam mudança de nome para Republicanos

A alteração e aprovação dos novos manifesto, programa e estatuto consolidam a posição da sigla como conservadora nos costumes e liberal na economia
A alteração e aprovação dos novos manifesto, programa e estatuto consolidam a posição da sigla como conservadora nos costumes e liberal na economia
Brasília (DF) – A mudança do nome Partido Republicano Brasileiro (PRB) para Republicanos foi chancelada pelas lideranças presentes na XXI Convenção Nacional nesta terça-feira (7), em Brasília. Com o slogan “Seja parte de um novo tempo”, a alteração da nomenclatura e a aprovação dos novos manifesto, programa e estatuto consolidam a posição da sigla como conservadora nos costumes e liberal na economia. O evento também marcou a eleição e posse da nova executiva nacional da sigla.
Reeleito, por unanimidade, para mais um mandato como presidente nacional do partido até 2013, o deputado federal Marcos Pereira (PRB-SP) elencou que as mudanças não estão somente no nome, mas representa um novo tempo para a sigla. “Não adianta mudar de nome, se não houver mudança de comportamento. Precisamos corrigir alguns rumos e já estamos fazendo. Com a ajuda de todos, de cada tijolinho nos estados, vamos construir um partido cada vez mais harmonioso”, explicou.

Impressões

Representante das mulheres no Congresso Nacional, a deputada federal Aline Gurgel (PRB-AP), enfatizou que as mudanças aprovadas vão ao encontro dos anseios da população. “Tudo isso representa esperança, união e a certeza de que estamos no caminho correto. Nós, mulheres, defendemos essa interatividade para o fortalecimento da educação, enfrentamento a qualquer tipo de violência e respeito à família, e o Republicano defende isso”, frisou.
Já o deputado estadual João Luiz, do PRB Amazonas, destacou que o novo momento representa uma contribuição relevante à política nacional. “Essa mudança de PRB para Republicanos é exatamente isso, o oxigênio que todo o Brasil vai receber para fazer uma nova política e quem ganha com isso é o povo brasileiro”, disse.
O deputado federal Amaro Neto (PRB-ES) elencou que a mudança de nomenclatura representa uma modernização, não apenas na questão do conceito, mas também o jeito de trabalhar. “Estamos passando por um momento de transição com reformas estruturantes para que o Brasil possa deslanchar de forma econômica. Nada melhor que esse conjunto de fatores, em que temos um novo nome e uma nova diretriz com o aspecto conservador nos costumes e liberal na economia”, comentou.
Milton Vieira, deputado federal pelo PRB São Paulo, sintetizou não apenas a mudança de nomenclatura, mas a posição da sigla para beneficiar a nação brasileira. “Votamos aqui o manifesto e o nosso estatuto, onde o partido manifesta como centro-direita que vai beneficiar o país com pensamentos voltados para a família e direitos do cidadão. Tenho certeza que o Republicanos vai trazer para os brasileiros uma esperança a mais”, completou.
As mudanças também foram assertivas para as lideranças da sigla no Nordeste. Para o vereador Francisco de Assis, de Natal (RN), “as alterações representam a oportunidade que a sigla está oferecendo para o povo brasileiro entender que a política passa por um novo momento, pois ela deve estar presente em todos os lugares com uma postura séria e que de fato atenda aos anseios da população”, explicou.
“Quando se fala em Republicanos, estamos falando de cuidado e responsabilidade para com as pessoas. Isso é que sempre defendemos. Essa mudança de nome também nos remete a uma mudança de postura, não por estarmos errados, mas acho que tudo precisa ser atualizado. Queremos avançar mais e estar antenado com os anseios do povo”, completou o recém-eleito vice-presidente nacional da sigla, deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA).

Texto e fotos: Agência PRB Nacional