Republicanos SP estreia o quadro “Fala, Republicano” entrevistando o presidente nacional, Marcos Pereira
O Republicanos SP estreia hoje o quadro “Fala, Republicano”, em que lideranças do partido serão entrevistadas sobre assuntos que dominam o noticiário político paulista e nacional.
E o primeiro convidado é o deputado federal e presidente nacional da legenda, Marcos Pereira. Ele fala sobre a atuação do Republicanos em defesa do PL da Anistia, que teve o requerimento de urgência aprovado recentemente, a privatização dos correios e o cenário eleitoral em São Paulo.
Confira:
Presidente, os votos do Republicanos foram determinantes para aprovação do requerimento de urgência para o PL da Anistia. Quais são os outros esforços que o partido têm feito nessa pauta?
Marcos Pereira: O Republicanos trabalha desde o início com equilíbrio e responsabilidade nesta pauta, defendendo que todo o debate seja feito de forma transparente e serena no Congresso Nacional. Inclusive, o projeto de lei escolhido para tratar desse tema foi apresentado em 2023 pelo deputado federal Marcelo Crivella, que também é do nosso partido. Nossa atuação é baseada no compromisso com a pacificação nacional, buscando caminhos para superar divisões e garantir justiça para todos, sem abrir mão do respeito ao Estado de Direito. Além de votar pela urgência ao PL da Anistia, seguimos dialogando com diferentes bancadas e lideranças do Parlamento para promover o entendimento institucional e fortalecer a harmonia entre os Poderes.
Os Correios vem reportando prejuízos bilionários e o senhor tem defendido, de forma enfática, que chegou a hora de privatizar o serviço. Por que a privatização é a melhor opção neste momento?
Marcos Pereira: A situação dos Correios é grave, com sucessivos prejuízos bilionários que comprometem não apenas a sustentabilidade, mas também a qualidade do serviço prestado à população. A privatização é, neste contexto, a saída mais racional. A medida não é ideológica, mas pragmática: ficou claro que o modelo estatal gerenciado pelo atual governo não atende às necessidades do Brasil. A privatização dos Correios já foi aprovada pelo Congresso e representa um passo importante para equilibrar as contas públicas, proteger empregos e melhorar os serviços para quem mais precisa. Mas é preciso que o governo também vá em frente com essa decisão.
Falando do nosso Estado de São Paulo, o Republicanos vai para as eleições de 2026 em uma situação inédita. É a primeira disputa eleitoral, tendo um membro do partido no cargo mais importante em nível estadual, que é o de governador. Isso muda de alguma forma o planejamento para formação das chapas?
Marcos Pereira: A presença do governador Tarcísio no Republicanos coloca o partido em uma posição de destaque no Estado, ampliando nosso protagonismo político. Esse cenário nos permite planejar as próximas chapas eleitorais com um olhar ainda mais estratégico, focado em consolidar um projeto de gestão que já vem apresentando bons resultados em São Paulo. Nossa meta para 2026 é reforçar e qualificar ainda mais nossas candidaturas a deputado estadual e federal. O alinhamento entre o governo estadual e o partido garante força nas articulações, aproximando lideranças regionais e valorizando gestores públicos capacitados.
O Republicanos acaba de completar 20 anos e está em um período de crescimento, tanto em termos de bancada quanto de filiados. Como é conduzir o partido neste momento?
Marcos Pereira: Conduzir o Republicanos nesses 20 anos de história é motivo de orgulho. Somos hoje uma das legendas que mais crescem no Brasil, com resultados expressivos nas últimas eleições, tanto em número de bancadas quanto de filiados. Esse crescimento se deve ao nosso modelo de gestão pautado no diálogo, pragmatismo e valorização de novas lideranças, especialmente lideranças femininas. Sempre buscamos equilibrar nossas propostas, mantendo o conservadorismo nos valores junto a um projeto de economia liberal, oferecendo ao Brasil um projeto político muito bem definido. Basta conferir isso em nosso Manifesto Político.
Além de presidente nacional do partido, o senhor também é deputado federal por São Paulo. Quais são as principais conquistas do seu mandato para o Estado?
Tenho muito orgulho dos resultados alcançados em meu mandato: já destinei mais de R$ 800 milhões em investimentos para quase 500 cidades de São Paulo, com foco na saúde, educação e infraestrutura. No campo legislativo, fui autor de leis importantes, como a Lei de Informática, que garantiu empregos nessa área; a Lei de Radiodifusão, que moderniza o setor, e também uma lei para fomentar o turismo no interior de São Paulo. Eu pretendo alcançar ainda mais conquistas ao longo desse restante de segundo mandato e a população pode contar comigo pra isso.