"Não se administra números, se administra vidas", defende Professora Sônia, pré-candidata à Prefeitura de Carapicuíba

IMG_9603
Conhecida e consagrada como “Professora Sônia”, a republicana se diz preparada para administrar a cidade

Professora Sônia tem em seu número de eleitores a prova de sua eficiência e capacidade de gestão. Já em seu segundo mandato como vereadora de Carapicuíba, município da região metropolitana de São Paulo, a republicana foi eleita em 2008 com 2.426 votos e reeleita em 2012 com 6.087 votos. Ao disputar, por duas vezes, o cargo de deputada estadual, pulou de oito mil (em 2006) para 28 mil votos (em 2014). Para ela, a soma de todos é o reconhecimento pelo esforço que tem dedicado à sua cidade.

Madura e experiente no âmbito político, Sônia Maria Esteves dos Santos acredita estar preparada para um desafio maior nos próximos quatro anos: administrar, com humildade e determinação, uma das regiões mais desafiadoras do estado de São Paulo.

Aos 52 anos, casada e mãe de Aline, Júlia, Joyce e Tadeu, Sônia deseja cuidar dos 369.584 habitantes de Carapicuíba como se fossem da “família”. Professora de História licenciada e especialista em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), seu nome foi confirmado pela liderança nacional do PRB como pré-candidata à Prefeitura de Carapicuíba. Abaixo ela conta porque aceitou o compromisso. Confira:

 

PRB SP: Por que escolheu o Partido Republicano Brasileiro para fazer parte?

Professora Sônia: O PRB representa um novo jeito de fazer política, sem os velhos vícios do clientelismo, da troca de favores.  Pensa acima de tudo no respeito ao bem público. Isso foi fundamental para que eu me filiasse. A visão de uma administração moderna, com um foco muito claro no social foi o que me levou a aceitar o convite do presidente Marcos Pereira. Tenho muito orgulho em fazer parte de um partido que sem sombra de dúvidas, é o partido mais preparado para mostrar um futuro melhor e promissor à população de Carapicuíba e de todo o Brasil.

PRBSP: Por que aceitou o desafio de disputar a prefeitura?

P.S.: Sempre aceitei com muita humildade, mas com muita determinação os desafios que a vida me trouxe e dessa vez não foi diferente. Quando fui convidada a defender o partido nas próximas eleições aceitei de pronto, pois sou um soldado do PRB.

Tenho o sonho de governar Carapicuíba para quem mais precisa, de mostrar que nossa cidade tem sim condições de melhorar e se preparar para um grande futuro e o PRB está disposto a realizar esse sonho junto comigo. Por esse motivo aceitei o convite, para mostrar que nós do PRB podemos e vamos corrigir os rumos e colocar Carapicuíba no caminho do crescimento com honestidade e justiça social.

DSC06095
A republicana se tornou referência em ações sociais

PRBSP: Já tem o apoio de quantos partidos para a disputa? Quais são eles?

P.S.: Converso com todos que querem o bem para Carapicuíba, ouço a todos para que possamos construir um grande arco de aliança que nos permita governar nossa cidade sem clientelismos ou trocas de favores. Hoje ao nosso lado já caminham partidos como o Partido da Mulher Brasileira (PMB) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), mas seguimos conversando com quase todas as legendas, desde que estejam dispostos a abraçar nosso projeto de transformação social da cidade.

PRBSP: Como você analisa a situação atual de sua cidade?

P.S.: Carapicuíba, assim como grande parte do país enfrenta grandes problemas administrativos e sociais. Nossa cidade carece de tudo. Nossa população sofre com a falta de planejamento do poder público que aplica mal os recursos. Costumo dizer que o maior problema da cidade não é a falta de recursos, mas a falta de competência administrativa para melhor empregar o dinheiro de forma eficiente e sem desperdícios.

PRBSP: Qual é o principal problema de seu município hoje? Como pretende combatê-lo?

P.S.: Carapicuíba tem problemas graves em todas as áreas, mas o pior deles é a falta de gestão. As ações são sem planejamento, o recurso é desperdiçado e os serviços básicos ficam comprometidos por esse motivo. Ninguém é obrigado a entender de todas as áreas, mas a obrigação do gestor público moderno é cercar-se de bons profissionais, pessoas qualificadas para atuar nas mais diversas áreas da administração. Com uma prefeitura reorganizada, com técnicos qualificados e respeito ao dinheiro público poderemos enfrentar todos os problemas da cidade com muito mais eficiência.

PRBSP: Conte-nos em poucas linhas um pouco de suas principais propostas.

IMG_20160319_154643
Ao lado de Marcos Pereira, Sônia fala aos cidadãos de sua cidade

P.S.: Respeito ao dinheiro público, redução do número de secretarias e dos cargos de confiança e a escolha de uma equipe qualificada nas mais diversas áreas da administração. Promover uma administração austera e humanizada, dessa maneira conseguiremos transformar a realidade de Carapicuíba.

 

PRBSP: Como você vê a situação do Brasil hoje?

P.S.: Nosso país passa pela pior crise que posso me recordar. A falta de confiança em nossos representantes, a institucionalização da corrupção e a falta de respostas aos anseios da sociedade fazem com que a população perca a esperança de que é possível fazer uma administração séria e honesta.

Infelizmente, essa situação só mudará quando os políticos e os partidos conseguirem virar a página. É preciso resgatar a confiança no poder público para que possam voltar a investir no país. Da maneira que está nos arrastaremos por anos nessa crise econômica, ética e moral em que nos encontramos.

O Brasil já passou por grandes problemas e saiu maior, não tenho dúvidas que sairemos dessa crise mais fortes.

Marcos-Pereira-PRB-1
Marcos Pereira registra apoio à pré-candidatura de Professora Sônia

PRBSP: Embora, cada vez mais, mulheres têm adentrado o cenário político, é notável que ainda existe um preconceito de gênero. Você foi uma das pioneiras a conquistar espaço na área legislativa. O fato de ser mulher atrapalhou, de alguma forma, sua atuação?

P.S.: De forma alguma, pelo contrário! Apesar dessa resistência que vemos por aí, o PRB é um partido que incentiva a gestão feminina. E por ser mulher, acredito que minha capacidade administrativa me permite entender plenamente os problemas da população. Eu vivi as deficiências que o município tem na saúde, educação, transporte público, entre outros. Sei exatamente como a dona de casa, a mãe e os trabalhadores em geral sofrem com uma administração despreparada e ineficiente.

Quero cuidar de Carapicuíba como cuido de minha casa, tratar o carapicuibano como trato minha família. Pois não se administra números, se administra vidas. É exatamente dessa forma que quero administrar Carapicuíba, consciente de que do outro lado estão pessoas e animais que precisam ser respeitados.

PRBSP: Como você se descreve como pessoa?

P.S.: Sou uma mulher guerreira, mãe carinhosa e esposa leal. Apaixonada por minha cidade e pelas questões sociais. Firme em meus propósitos de servir a sociedade, principalmente àqueles que mais precisam do poder público.

Ping-pong

Sua motivação:

Um sonho: fazer história como prefeita de minha cidade

Família: alicerce

Cidade: a quem devo tudo que sou

Brasil: uma terra abençoada que merece muito mais que tem hoje

PRB: um instrumento de transformação da vida das pessoas

Inspiração: o povo trabalhador de minha cidade

Confiança: primeiramente em Deus

Uma frase: “Se não for para mudar a vida das pessoas não vale a pena permanecer na política”

Quem é você: a mulher que mudará Carapicuíba para melhor

Uma mentira: que Carapicuíba é uma cidade pobre

Uma verdade: é possível sim ter um município igualitário onde as pessoas e os animais possam ter dignidade e respeito do poder público

Entrevista conduzida pela Ascom PRB São Paulo