Ministro Marcos Pereira fala ao vivo com TV Câmara de Ribeirão Preto com Link direto de Brasília

ponto_de_encontro_com_link_ministro_marcos_pereira_28_08_foto_guilherme_deodato (5)
Dentre as diversas questões discutidas, o ministro fez um balanço dos seus 16 meses à frente da pasta

Ribeirão Preto – Na tarde desta segunda-feira, a TV Câmara de Ribeirão Preto realizou com exclusividade, uma entrevista com link direto com o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira no programa Ponto de Encontro, através do convite do vereador Otoniel Lima.

O ministro foi questionado sobre assuntos voltados à economia, e recentes ações do ministério que tem trazido desenvolvimento ao país. Ele também respondeu perguntas dos demais presentes, como o presidente da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Dorival Balbino, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Simões, e o vereador Otoniel Lima (PRB).

ponto_de_encontro_com_link_ministro_marcos_pereira_28_08_foto_guilherme_deodato (6)Dentre as diversas questões discutidas, o ministro fez um balanço dos seus 16 meses à frente da pasta, citando, por exemplo, as 47 medidas de desburocratização, que contribui expressivamente para o desenvolvimento do país, uma vez que muitos órgãos ligados ao ministério, como o IMEP, INPI, INMETRO, SUFRAMA e ABDI sofriam com a burocracia ao realizar ações de importação e exportação. Uma destas medidas que já foi implantada, foi a criação do Portal Único do Comércio Exterior, onde as empresas que exportam e importam poderão fazer todas as ações através do portal on-line que diminuirá custos, facilitando a vida do setor produtivo, para que tenha mais produtividade e gere emprego, o que hoje é o maior desafio da pasta.

O vereador Otoniel Lima questionou sobre as resoluções da CAMEX nº 69/2017 e 70/2017, as quais o ministro esclareceu a redução para zero da alíquota do imposto sobre importação (que atualmente varia de 14 a 16%) sobre bens de capital e bens de informática e telecomunicações, para os casos que não há similares na fabricação nacional, abrangendo cerca de cinco mil itens. Além disso, também foi reduzido para zero o imposto sobre 322 máquinas e equipamentos de produção, ligados à produção de energia, bebidas, bens de capital, alimentícios e autopeças, gerando potencial de investimento para o país de cerca de 3,2 bilhões de dólares, resultando em competitividade e geração de emprego no Brasil.

Por fim, Otoniel Lima agradeceu pela participação de Marcos Pereira, que cedeu parte de sua agenda para dar entrevista ao programa. O ministro agradeceu pela oportunidade, e anunciou que em breve estará em Ribeirão Preto para o lançamento do programa Brasil Mais Produtivo, que visa auxiliar as empresas industriais do país a melhorar seus processos produtivos, com implementação de ações rápidas, eficientes e de baixo custo, reduzindo os gastos, aumentando a competitividade e produtividade, que abrangerá ate o fim do ano mais de três mil empresas industriais de pequeno e médio porte.

Vale ressaltar que pela primeira vez, uma TV legislativa exibe uma entrevista ao vivo neste formato, onde através de um link, foi possível dialogar com o ministro direto de Brasília.

Fonte: Ascom Vereador Otoniel Lima