O evento foi idealizado pela Procuradoria da Mulher na Câmara dos Deputados
A Procuradoria da Mulher na Câmara dos Deputados promoveu nos dias 21 e 22 de maio o Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, que contou com a presença de deputadas e vereadoras de todo país. Ao lado de outras procuradoras, deputadas da bancada feminina e convidados, uma das anfitriãs do evento, a deputada federal e 1º procuradora da mulher na Câmara de Deputados, Maria Rosas (Republicanos/SP), representou não apenas seu compromisso pessoal, mas também o compromisso coletivo com a igualdade de oportunidades para as mulheres, onde discutiram estratégias, compartilharam experiências e fortaleceram os laços para garantir o papel da mulher nos espaços de liderança. O evento também celebrou os 15 anos da criação do órgão.
No primeiro dia, em seu discurso, a parlamentar falou sobre a expectativa do evento e da importância do trabalho coletivo das procuradoras e da procuradoria. “ É crucial reiterar a importância do trabalho coletivo das procuradorias, tanto nos estados quanto nos municípios. Somente através da colaboração entre todas nós poderemos alcançar o máximo de mulheres, seja oferecendo atendimento jurídico, estendendo a mão do acolhimento ou abrindo novas portas para a criação de outras procuradorias. Estamos aqui não apenas como representantes, mas como parceiras comprometidas com o bem-estar e o progresso de todas as mulheres brasileiras”, disse.
No segundo dia, a procuradora mediou o painel “Marketing Político e Apoio às Candidaturas Femininas”, com representantes de entidades que promovem a inserção de mulheres na política, entre elas da Meta, criadores do Instagram e Facebook, ferramentas essenciais para a divulgação das atividades e campanhas políticas. Na oportunidade as palestrantes trouxeram dados e estratégias eficazes de marketing político voltadas para candidaturas femininas, além de discutir o papel dos grupos de apoio nesse contexto.
“Quando aplicado de maneira estratégica, o marketing político pode ser uma ferramenta poderosa para promover as candidaturas femininas, destacando suas qualidades, experiências e compromissos com as questões que afetam diretamente as mulheres. Além disso, os grupos de apoio às candidaturas femininas desempenham um papel crucial ao fornecer suporte, recursos e rede de contatos para as candidatas”, reforçou.
Atualmente a deputada ocupa o cargo de 1º procuradora adjunta e tem desempenhado um papel significativo na expansão da rede de Procuradorias da Mulher pelo Brasil durante sua gestão como procuradora titular na Câmara dos Deputados.
15 anos da Procuradoria
Em seus 15 anos de existência, a Procuradoria da Mulher vem consolidando sua atuação no combate à violência de gênero, acompanhando de perto as denúncias de violação dos direitos da mulher. Para alcançar este objetivo, luta pela ampliação da participação feminina na política e nos espaços de poder; estabelece parcerias para promoção da autonomia econômica da mulher, além de contribuir diretamente para formulação de políticas públicas integradas para a saúde da mulher.
Maria Rosas também destacou a importância da procuradoria nesses 15 anos. “A Procuradoria da Mulher na Câmara dos Deputados tem desempenhado um papel crucial na promoção dos direitos das mulheres e na igualdade de gênero na política brasileira ao longo dos últimos 15 anos. Nosso papel é dar apoio às deputadas e vereadoras, combater à violência contra a mulher, incentivar à participação política das mulheres e conscientizar. A procuradoria segue desempenhando um papel fundamental na luta pela igualdade e pelos direitos das mulheres no Brasil”, ressalta.
Sobre o evento
O encontro é um evento anual que reúne procuradoras da mulher de diversas casas legislativas do Brasil e neste ano marca os 15 anos da criação da Procuradoria com o objetivo promover o intercâmbio de experiências, o debate sobre políticas públicas voltadas para as mulheres e o fortalecimento do papel das procuradoras na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da igualdade de gênero.
Texto e foto: Gisele Rocha – Ascom da Deputada Federal Maria Rosas