Marcos Pereira participa da abertura do Fórum Empresarial dos Brics, na Índia

marcos-pereira-prb-reuniao-brics-na-india-foto-ascom-mdic-14-10-16
Em seu discurso, Marcos Pereira lembrou que os Brics representam 23% do PIB global

Após o encerramento da 6ª Reunião dos Ministros de Comércio dos Brics, o ministro Marcos Pereira (PRB) participou da abertura do Fórum Empresarial dos Brics, em Nova Déli, na Índia. O evento foi realizado pelas Câmaras de Comércio da Índia (Assocham), Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da Índia (FICCI) e Confederação de Indústria da Índia.

Ao lado do vice-presidente do país anfitrião, Mohammad Hamid Ansari, os ministros de Comércio de Brasil, China, Índia e África do Sul falaram a representantes do setor privado. Em seu discurso, Marcos Pereira lembrou que os Brics representam 23% do PIB global, 19% das exportações mundiais e são destinatários de 15% dos fluxos globais de Investimento Estrangeiro Direto (IED) e que, de 2006 a 2015, o comércio entre os membros cresceu 163%, saltando de US$ 14 bilhões para US$ 43 bilhões.

“São números expressivos, que evidenciam o dinamismo da parceria dos Brics. Ainda assim, me parecem aquém de seu verdadeiro potencial, pelo que seguimos trabalhando conjuntamente, governos e setores empresariais, no estabelecimento de novas frentes de cooperação e colaboração”, declarou.

Marcos Pereira também destacou os avanços obtidos durante o encontro de ministros, que contribuirão para aumentar o comércio e os fluxos de investimentos entre os países do bloco. O ministro citou as cooperações nas áreas de micro, pequenas e médias empresas, serviços, propriedade intelectual, barreiras não tarifárias e facilitação de comércio.

“A cooperação estabelecida na área de facilitação de comércio está em perfeita consonância com um dos projetos mais caros ao governo brasileiro: o Portal Único de Comércio Exterior, iniciativa de reformulação dos processos de operação de importação, exportação e trânsito aduaneiro, que envolve a integração entre os intervenientes e estimula o uso de sistemas informatizados para gerenciar o fluxo de informações. Espera-se, com a implementação integral do Portal no Brasil, redução de 40% nos prazos médios de exportação e importação”, informou.

Ao encerrar sua fala, Marcos Pereira disse que o Brasil, assim como outras economias emergentes, vem atravessando um período de ajustes que requerem sacrifícios no curto prazo, mas irão oferecer, à frente, maior previsibilidade e estabilidade à economia. “Além das medidas de reequilíbrio macroeconômico, o governo brasileiro vem adotando iniciativas para inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento, cujos principais vetores de dinamismo serão o comércio exterior e os investimentos em áreas-chave como infraestrutura”, detalhou.

O ministro segue para Goa, também na Índia, onde, no dia 16, participa com o presidente Michel Temer da 8ª Reunião de Cúpula dos Brics.

Texto e foto: Ascom – MDIC