Presidente do Republicanos defende o esforço coletivo para que a Casa continue a manter o seu protagonismo
O deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos e reeleito com mais de 231 mil votos, deu início ao seu segundo mandato nesta quarta-feira (01). Após tomar posse no plenário, foi eleito como o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, com 458 votos favoráveis.
Avaliado pelo bom trânsito político e apoiado por parlamentares de diferentes legendas, Marcos Pereira agradeceu a confiança e destacou sua responsabilidade.
“É nosso compromisso que o Congresso siga sensível à pauta econômica para a geração de emprego e renda, e também permita a pluralidade das vozes eleitas, num processo sempre democrático e responsável. Afinal, as pessoas que estão no plenário representam a população, que depende das nossas políticas públicas e precisa ser inserida nesse processo”, disse ele.
Como 1º vice-presidente do biênio 2023/2024, o deputado terá a função de substituir o presidente da Câmara durante possíveis ausências ou impedimentos, bem como elaborar pareceres sobre requerimentos de informações e projetos de resolução. Também será fundamental para o fortalecimento do Legislativo, mantendo o ordenamento da Casa e auxiliando na articulação entre os diferentes partidos.
Marcos Pereira é reconhecido como um dos parlamentares mais influentes do Congresso pela Arko Advice e pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), assumindo a 1ª vice-presidência pela segunda vez em sua história política.
Ele já havia ocupado o posto durante o biênio 2019/2021, quando esteve à frente de um Parlamento reformista e responsável por auxiliar o Brasil em projetos como os de combate à pandemia.
Seu currículo inclui, ainda, relevante atuação como ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, de 2016 a 2018.
Mesa Diretora
A Mesa Diretora da Câmara é composta pela presidência, duas vice-presidências, quatro secretarias e suplentes. O bloco reúne os partidos com maior representação na Casa. Confira a nova composição:
Presidente: Arthur Lira (PP)
1º vice-presidente: Marcos Pereira (Republicanos)
2º vice-presidente: Sóstenes Cavalcante (PL)
1º secretário: Luciano Bivar (União Brasil)
2ª secretária: Maria do Rosário (PT)
3º secretário: Júlio César (PSD)
4º secretário: Lucio Mosquini (MDB)
Suplentes: Gilberto Nascimento (PSC), Pompeo de Mattos (PDT), Beto Pereira (PSDB) e André Ferreira (PL)
O 1º vice-presidente da Câmara também assume o cargo equivalente na Mesa do Congresso Nacional. Com isso, Marcos Pereira será responsável pela mesma função durante sessões conjuntas entre a Câmara dos Deputados e o Senado.