Helen Assumpção fala sobre inovação do Comunica10

helen-assumpçcao-prb-entrevista-da-semana-foto-daniel-santos-08-03-19
A história de Helen Assumpção na comunicação nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB) teve início em 2007. A jornalista comprovou a força da mulher em uma importante área estratégica da instituição, que mais tarde recebeu o nome de Agência PRB Nacional. A caminhada pelo status de agência trilhou inúmeros desafios, mas a republicana conseguiu emplacar projetos ousados e robustos que acompanharam o crescimento da sigla no cenário político nacional.
Devido à magnitude dos projetos desenvolvidos, hoje coordena uma equipe formada por vários jornalistas, sociais medias, design/audiovisual e promete novas ações para o ano de 2019, que abrangerá republicanos de Norte a Sul do Brasil.
Há pouco mais de um mês da realização do curso Comunica10, Helen fala, em entrevista exclusiva à Agência PRB Nacional, sobre a terceira edição a ser realizada em Brasília, cujo formato foi elaborado depois de uma análise do trabalho das assessorias do PRB em todo o Brasil. O objetivo é atacar as carências e entregar soluções que resultem no fortalecimento da imagem dos quadros do partido e valorize a carreira de cada participante.
 
ENTREVISTA
Agência PRB Nacional – Em 2007, o PRB apostou em seu nome, uma mulher, para dar o pontapé inicial na comunicação nacional. Qual foi o maior desafio?
Helen Assumpção – É verdade, foi em 2007 quando tive o prazer de fundar a comunicação nacional. O maior desafio foi superar as dificuldades na própria estrutura da comunicação, que não tinha pessoal suficiente para dar conta do tamanho do projeto, o partido era muito novo, só tínhamos um deputado federal, então os recursos eram limitados. Isso foi superado anos mais tarde com o crescimento do partido, dando abertura para a reestruturação do setor e a mudança para a Agência PRB Nacional.
 
Agência PRB Nacional – O PRB ainda é jovem no quesito idade, mas projetos idealizados pela legenda deixam para trás partidos consolidados há décadas no cenário político e isso também conta com ações estratégicas da comunicação. Qual o segredo para esse feito?
Helen Assumpção – O principal fator se deve ao apoio incondicional do nosso presidente nacional do PRB, deputado federal Marcos Pereira, que sempre tem dado condições para a realização dos projetos. Sem esse apoio, o sucesso obtido não teria sido alcançado em nenhuma das etapas, independentemente de termos os melhores projetos, os melhores profissionais, as melhores estratégias. Ele entende o valor da comunicação e sua importância para o crescimento e fortalecimento da marca PRB. Acredito que isso se deve ao fato também dele ter comandado com sucesso uma das maiores empresas de comunicação do país e noPRB não seria diferente, por isso temos colhido resultados tão positivos.
 
Agência PRB Nacional – O “Comunica 10” possui duas versões: on-line e presencial. Como funciona esse projeto para a capacitação dos assessores de comunicação que atuam nas alas do PRB?
Helen Assumpção – PRB se preocupa com todas as frentes, inclusive com a comunicação. Por isso, ousamos inovar com o Comunica10, que nasceu de um desejo de compartilhar com os assessores do PRB o conhecimento e experiência da equipe da Agência, por exemplo, mostrando o que fazemos no dia a dia, as estratégias, as ferramentas disponíveis no mercado, enfim, o Comunica10 veio para manter os assessores do PRB sempre atualizados com as novidades no mundo da comunicação, e em especial da comunicação digital. Então, surgiram as duas versões: o on-line, que é o hotsite, e o curso presencial, que agora vai para a sua terceira edição.
Sobre o hotsite, ele é fechado. Daí alguém pode perguntar: “Por que não abrir o acesso a todos?” Porque não queremos quantidade de acessos, queremos falar apenas com esse público da comunicação republicana, saber quem são, quais as dificuldades, o que desejam, ou seja, conhecer de perto esses profissionais e ajudá-los no seu trabalho diário, contribuindo com a sua carreira e na divulgação do seu assessorado, e evidentemente como contrapartida, cultivamos um relacionamento bem próximo deles com a equipe da Agência.
Posso resumir o Comunica10 dizendo que um assessor de comunicação do PRB bem preparado fará com que os nossos quadros ganhem destaque não somente na imprensa, mas na preferência dos brasileiros.
 
Agência PRB Nacional – Fale um pouco do curso Comunica10, que será realizado nos dias 25 e 26 de abril em Brasília.
Helen Assumpção – Serão dois dias de muito aprendizado. Convidamos dois grandes nomes do marketing digital brasileiro, com experiências nacional e internacional. Marcelo Minutti vai trazer as novidades na carreira do profissional de comunicação, os desafios, as metas, as estratégias e as habilidades necessárias quando o foco é o digital. O objetivo do Minutti é também levar o assessor a analisar se ele tem o perfil que o mercado exige e o que fazer para alcançá-lo em caso negativo.
Já Cristiano Santos, vem com a parte operacional do trabalho, com foco totalmente nas redes sociais, suas ferramentas e recursos, gerenciamento, conteúdo, estratégia, entre outros, com o objetivo alcançar resultados positivos nas plataformas.
Para a abertura do evento, no dia 25, já temos confirmada a presença do nosso presidente nacional Marcos Pereira, que dará as boas-vindas com uma mensagem especial aos participantes. Eu também farei uma participação, passando pela comunicação institucional até a apresentação dos principais erros cometidos pelas assessorias do PRB, os pontos fracos e fortes, entre outros. Na oportunidade, toda a equipe da Agência PRB Nacional prestará um atendimento individual para tirar dúvidas, orientar e sugerir melhorias no trabalho das assessorias participantes do curso, com a entrega de um relatório impresso com sugestões de aplicações e apontamentos importantes.
Ao final do curso, a FRB, que é a nossa parceira pela terceira vez, entregará um certificado a cada participante.
 
Agência PRB Nacional – E por falar em FRB, a instituição atendeu a um pedido da Agência PRB Nacional por meio da Faculdade Republicana. Conte-nos do que se trata.
Helen Assumpção – Pensei comigo: “Já que teremos uma instituição de ensino superior, por que não oferecer um curso que contemple a área de comunicação?” Então, tive o parecer positivo numa conversa iniciada primeiramente com o presidente Marcos Pereira, e já em contato com o presidente da FRB, Renato Junqueira, ele prontamente atendeu a minha sugestão, e a Republicana terá entre os primeiros cursos de pós-graduação, o de Marketing Político Digital. Imagine minha alegria e gratidão?!
 
Agência PRB Nacional – E as novidades da Agência PRB Nacional para 2019?
Helen Assumpção – Temos alguns projetos sim, mas o que eu posso destacar é que iniciamos o ano com o relançamento do Comunica10 em duas versões: o hotsite e o curso presencial. Na abertura do curso, no dia 25 de abril, vamos lançar o novo layout do portal PRB e o Manual de Redação da Agência PRB Nacional.
Nos orgulha também de termos lançado, no dia da posse dos deputados federais, o midia indoor na Liderança do PRB na Câmara dos Deputados, passando o PRB a ser o único partido a fazer uso dessa ferramenta na Casa para divulgar a atuação da bancada e os informativos institucionais. A meta é levar essa ferramenta para a nova sede nacional do PRB, que também abrigará a Fundação Republicana Brasileira e a Faculdade Republicana.
Vamos intensificar a produção da Semana Republicana e as Lives no Facebook, trazendo entrevistas com temas relevantes ao longo de todo o ano.
 
Agência PRB Nacional – Em qual patamar pretende alavancar a comunicação nacional do PRB?
Helen Assumpção – Temos conseguido ampliar a comunicação com quem está na ponta, informando a respeito da atuação republicana. Mas já temos conseguido, ao longo da existência da Comunicação Nacional, colecionar marcos importantes como o fato de sermos o primeiro partido político a transmitir uma Live pelo Facebook, em 2015, e o único a fazer uma cobertura ao vivo das eleições 2018, além de uma ampla cobertura da posse do deputados federais.
Também somos o partido que mais publica matérias. A nossa média diária é de 15 matérias publicadas no portal PRB, sendo a maioria uma contribuição de terceiros, como as assessorias dos parlamentares, mas queremos ampliar a nossa produção própria, em especial na produção de matérias em vídeo.
 
Agência PRB Nacional – Como deve ser o perfil do novo jornalista no mercado atual, diante das inovações tecnológicas e as influências da globalização?
Helen Assumpção – Muitas profissões foram impactadas com o advento da internet e a força que as redes sociais ganharam nos últimos anos, e, evidentemente, que o profissional de comunicação teve de se reinventar, em especial o jornalista, que não mais se limita a escrever matérias ou disparar releases, ele hoje precisa reunir habilidades para se destacar e ter resultado efetivo no seu trabalho. Dentre as novas habilidades estão a gestão de redes sociais, que está intrinsecamente ligada à análise de métricas, gestão de conteúdo, segmentação de público, produção de relatórios e monitoramento da saúde da marca, enfim, a presença digital do trabalho do assessor depende muito da sua desenvoltura e capacitação profissional.
Não é mais aceitável que o jornalista, o assessor de imprensa, não saiba lidar com esse novo mundo da comunicação digital, caso contrário, ele pode, a exemplo das redes sociais, ser considerado apenas um publicador de posts. Existe um universo por detrás de tudo isso e ele precisa saber como as ferramentas funcionam e podem auxiliar no seu trabalho diário.
 
Agência PRB Nacional – Qual mensagem deixa para os profissionais de comunicação que atuam no PRB?
Helen Assumpção – PRB, por meio da Agência PRB Nacional, está à disposição para contribuir com o seu trabalho e em especial no seu crescimento profissional. Temos um canal aberto para aqueles que desejarem falar com a equipe, receber orientações, tirar dúvidas, enfim, queremos contribuir com o seu sucesso e dedicar os nossos espaços institucionais de comunicação para a divulgação do trabalho do seu assessorado.

Por Agência PRB Nacional
Foto: Daniel Santos