Gilmaci Santos institui mês da Doação de Órgãos em São Paulo

gilmaci-360
Gilmaci luta para aumentar doação de órgãos no Estado
Uma queda no número de transplantes no país marcou os primeiros meses deste ano. A situação preocupa o Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras entidades. O Brasil ficou abaixo da meta de 13,5 doadores efetivos por milhão de população, alcançamos apenas 13,2, nos Estados Unidos, por exemplo, a taxa é de 24 pmp.
Pensando em melhorar esses números e estimular a doação de órgãos em São Paulo, o deputado estadual Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia Legislativa paulista, apresentou neste ano o projeto de lei 245/2014, que Institui o Setembro Verde, mês da Doação de Órgãos no Estado de São Paulo. O projeto foi aprovado pelo executivo estadual e transformado na Lei nº 15.463, de 18.06.2014.
Para o parlamentar é preciso esclarecer sobre o tema. “Temos a legislação mais avançada do mundo no que se refere à doação de órgãos, mas a taxa de recusa familiar ainda é muito grande (47%), é preciso falar sobre o assunto”, disse. Além disso, o republicano lembra que é importante estimular os médicos a aumentarem a notificação do potencial doador às centrais. “Muitos problemas de oferta estão associados a falhas nos processos de suspeição e diagnóstico da morte encefálica, além da abordagem das famílias e, sobretudo, a manutenção clínica do doador falecido”, explica. A data agora faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo.
 

Texto: Amanda Fischer – Assessoria deputado Gilmaci Santos