Fausto Pinato quer incentivar a formação de novos cientistas no Brasil

fausto pinato julho 570x360
Fausto Pinato apresentou ao MEC um projeto para incentivar a formação de profissionais nas áreas de Química, Física e Matemática
Uma indicação do deputado federal Fausto Pinato (PRB), encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), sugere a implantação do “Projeto π”. Idealizado pelo professor e engenheiro Bruno Pereira de Oliveira, o objetivo é incentivar os alunos do ensino fundamental a buscarem formação profissional nas áreas de Química, Física e Matemática, contribuindo para o surgimento de novos cientistas.
Pinato alerta que o Brasil tem uma grande carência de bacharéis nas áreas de ciências exatas. Segundo ele, isso ocorre, em parte, pela falta de interesse dos alunos pelas matérias por não conhecerem de forma adequada os campos de atuação. Pensando sobre isto, estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de pós-graduação e graduação destas áreas envolveram-se no ideal de semear interesses de alunos com potencial há buscarem as áreas de Química, Física e Matemática. “Trata-se de uma ideia simples, sem custo e que depende apenas de boa vontade dos profissionais que militam na área de exatas e empenho dos estudantes em ouvir e compreender”, destacou o parlamentar do PRB.
Segundo o deputado, para ocorrer uma maior interação entre sociedade e os jovens cientistas, o “Projeto π” pretende, de maneira direta, aproximar a sociedade civil com a científica, por meio da realização de eventos que promovam palestras e mesas redondas de discussão proferidas por jovens pesquisadores nas escolas públicas de ensino médio, abordando os temas relacionados à profissão, atuação, pesquisa, estrutura das universidades, inscrição para o vestibular e o mercado de trabalho.

Texto: Ascom / Deputado Federal Fausto Pinato
Edição: Maurizan Cruz / Ascom Liderança do PRB
Foto: Gabriela Korossy