Emenda de Gilmaci Santos salva vidas no Hospital de Sumaré

Parlamentar destinou R$ 100 mil que foram usados pela unidade de saúde no tratamento de pacientes que tiveram AVC e infarto

O deputado estadual Gilmaci Santos (Republicanos) esteve esta semana no Hospital Estadual Sumaré (HES), administrado pela Unicamp. O parlamentar foi recebido pelo diretor-superintendente da unidade, Maurício Perroud, que agradeceu pela emenda no valor de R$ 100 mil, enviada por Santos ao hospital.

Segundo Perroud, com o recurso foi possível comprar Alteplase — enzima que ajuda na dissolução de coágulos sanguíneos — para tratar 35 pacientes que tiveram AVC e infarto. “E ainda há saldo para cuidar de mais 5 pessoas nessa situação”, afirmou o médico.

“Fiquei muito feliz com o que ouvi hoje no Hospital Estadual Sumaré. Saber que a emenda que enviamos ajudou a salvar vidas é gratificante. E nós reafirmamos essa parceria para o ano que vem”, destacou o deputado.

Os médicos Maurício Etchebehere, assessor docente da diretoria executiva da área da Saúde, e Maria Isabel Narvion e Guilherme Mouraria, diretores clínicos do hospital, também participaram do encontro, além do vereador republicano Edgardo Cabral, de Sumaré.

 

Sobre o Hospital Estadual Sumaré

O HES é um dos maiores hospitais da Região Metropolitana de Campinas, atendendo 100% pelo SUS os municípios de Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara do Oeste e Sumaré.

Inaugurado em Setembro de 2000, já efetuou quase 150 mil cirurgias, 38 mil partos e mais de 1 milhão de atendimentos. Hoje, tem uma média mensal de 1,2 mil internações, 1.050 cirurgias, aproximadamente 6,5 mil consultas especializadas, 1,5 mil atendimentos de urgência, 250 partos (referência de alto risco) e cerca de 25 mil exames laboratoriais e 4 mil de imagem.

 

Texto e imagem: Ascom – deputado estadual Gilmaci Santos