Em Rio Preto (SP), Pereira e Barbosa conclamam advogados pelo fortalecimento da OAB

Marcos-Pereira-PRB-33 570x360
Pereira, Barbosa e Dornelas em encontro com advogados, em Rio Preto
O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, reuniu-se na manhã de hoje (10), em São José do Rio Preto (SP), com cerca de 50 advogados para discutir o papel da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na sociedade. Especialista em Direito e Processo Penal, Pereira deve compor a chapa encabeçada por Hermes Barbosa, presente ao evento, como vice-presidente na disputa pela seccional de São Paulo.
Pereira criticou a atual gestão da OAB paulista, embora tenha ajudado a pedir votos na eleição passada. Para ele, a exemplo do que ocorre com a presidente Dilma Rousseff, há um “isolamento” da direção da entidade em relação à sociedade. “A OAB de São Paulo se isolou. Há meia-dúzia de conselheiros que falam coisas apenas para agradar quem está no comando”, avaliou. O evento ocorreu na sede do Sindicato Rural e foi organizado pelo advogado Jean Dornelas, pela vereadora Karina Caroline e pelo assessor parlamentar Marcos Alves.
Aliado a Barbosa, que também reclama desse distanciamento, Pereira defende que a entidade volte a ter o papel de destaque nas decisões que afetam o País. “Por isso me dispus a entrar nessa militância, que já era meu desejo lá atrás. Precisamos resgatar a dignidade do advogado, da nossa profissão, para que a OAB volte a protagonizar os bons debates no Brasil”, reforçou ele, sócio-proprietário da Marcos Pereira & Oliveira Sociedade de Advogados.
Marcos-Pereira-PRB-23Presidente da Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo (Fadesp), Barbosa disse que a moralização da política brasileira começa pela própria OAB. Ele criticou que a entidade não se manifeste a contento diante das denúncias de corrupção que têm sido destaque na imprensa. “A diretoria da Ordem (dos Advogados do Brasil) está amesquinhada, acovardada, não tem coragem de dizer uma só linha sobre nada”.
Barbosa defendeu também as prerrogativas do advogado, geralmente vilipendiadas e sem uma resposta à altura da própria OAB, e falou sobre suas ideias de modernização tanto dos sistemas como da entidade. “Quem avilta a advocacia comete crime”, disse ele, que prosseguiu: “Queremos que a sociedade volte a se sentir representada pela OAB, e esse debate não se exaure com a eleição de novembro”, avisou.
A Fadesp já realizou este ano oito encontros com o tema ‘Advocacia, Política e Sociedade em Defesa da Cidadania’. Outros encontros estão programados até o fim do ano. “Estamos trazendo de volta o advogado perto da sociedade. E como defende o presidente Marcos Pereira, precisamos trazer também os advogados vocacionados, aqueles que trabalham pensando no coletivo”, finalizou. O deputado estadual Sebastião Santos (PRB) participou do evento.

Por: Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional