Em Rio Preto, Pereira apresenta a advogados chapa de oposição para disputa da OAB/SP

Marcos-Pereira-PRB-11 570x360
Advogados de Rio Preto (SP) ouvem propostas de Pereira para fortalecer OAB/SP
O advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, apresentou a um grupo de advogados em São José do Rio Preto (SP) sua intenção de integrar a chapa de oposição encabeçada por Hermes Barbosa na disputa pela OAB/SP. A reunião ocorreu sexta-feira (3) no escritório do também advogado Jean Dornellas.
Nesse encontro preliminar, Pereira se apresentou e falou das dificuldades que ele e seu grupo enxergam na condução da entidade no estado. Para ele, a OAB/SP tem perdido sua força junto a sociedade. “Estamos acéfalos. A OAB/SP precisa voltar a participar dos grandes assuntos com mais protagonismo”, afirmou.
Pereira questionou os investimentos da entidade – o orçamento hoje é de mais de R$ 300 milhões anuais – e apresentou algumas propostas iniciais para a categoria, como a redução da anuidade para jovens advogados. Ele ainda explicou o lema da oposição: Advocacia, Política e Sociedade em Defesa da Cidadania.
“Entendemos que o exercício do Direito está diretamente ligado às questões políticas e de interesse da sociedade. Dessa forma, não é possível fortalecer a cidadania sem uma OAB/SP forte”, ponderou. O grupo tem realizado plenárias para discutir esses e outros temas em várias cidades do interior.
Indicado como coordenador do grupo em Rio Preto, Dornellas não deve se candidatar para a subseção da cidade, mas vai articular um importante grupo em torno da chapa. Ele afirma que essa primeira reunião foi o “plantio de uma semente” e vê com esperança a entrada de Pereira no processo.
A OAB de Rio Preto foi alvo de críticas. O advogado Valdemar Alves dos Reis Júnior disse não encontrar respaldo da entidade nas demandas com juízes e delegados. “Outro dia liguei na OAB pedindo auxílio por conta de um conflito com um delegado e eles me orientaram a deixar pra lá”, relatou.
A advogada Isadora Chueire, de 25 anos, reclamou que a juventude é completamente ignorada. “Eu me formei em São Paulo, em 2012, mas sinto que a OAB de Rio Preto não é aberta aos jovens advogados”. Já Etevaldo Tedeschi afirmou que é preciso pensar propostas para o grupo que está entre os jovens e os que caminham para se aposentar.
As sugestões foram anotadas por Pereira e devem ser discutidas com Hermes, que também é presidente da Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo (Fadesp). Outros encontros como esse devem ser feitos por todo o estado. A eleição para a OAB/SP acontece em novembro.

Por: Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional