Em reposta a Sebastião, DNIT afirma que projeto ferroviário em SJRP será licitado em fevereiro

seb-570
Em 18 de dezembro – Deputado Sebastião entrega abaixo assinado ao coordenador-geral de obras ferroviárias do DNIT, Marcelo Chagas
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) respondeu ao ofício do deputado estadual Sebastião Santos (PRB) que a contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e do Anteprojeto de Engenharia para a construção do contorno ferroviário de Cedral, Rio Preto e Mirassol deverá ser licitado até fevereiro de 2015.
O órgão informou ainda que o empreendimento não está incluído no PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), porém está em avaliação no Ministério de Planejamento.
Sebastião esteve no DNIT no final do ano passado para protocolar um abaixo-assinado pedindo a retirada dos trilhos da área urbana de Rio Preto. Em 2013, oito pessoas morreram num descarrilamento no Jardim Conceição, região norte da cidade.
O parlamentar do PRB vem alertando sobre esse problema desde que assumiu seu primeiro mandato como deputado, ainda em 2011. De lá pra cá foram vários descarrilamentos em todo o estado de São Paulo, sobretudo nas regiões noroeste e oeste.
O diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Mário Dirani, disse ainda no ofício que um projeto de contorno ferroviário para Rio Preto havia sido iniciado, mas o contrato foi paralisado e rescindido devido à inclusão dos municípios de Cedral e Mirassol.
Segundo o Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas (Prosefer), “esta variante resolve definitivamente os conflitos entre a operação ferroviária de carga não só em Rio Preto, mas também em Cedral e Mirassol”.
A resposta do DNIT mostra que a movimentação do deputado Sebastião, da imprensa e da sociedade tem levado o governo a estudar mecanismos para a solução do problema. No entanto, em virtude da necessidade de inclusão do empreendimento no PAC, o parlamentar do PRB pretende ir até o Ministério do Planejamento fazer o pedido pessoalmente.
“Pretendo sensibilizar a bancada do PRB na Câmara Federal e no Senado para que essa demanda seja incluída no PAC. Só assim teremos a certeza da solução definitiva para o impasse”, afirma.

Por: Suelen Polachini