Em mais um encontro promovido pela FADESP (Federação das Associações dos Advogados do Estado de SP), o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB) abriu uma polêmica discussão sobre a reforma política. Liderado pelo presidente da FADESP, Hermes Barbosa, o encontro aconteceu na Câmara Municipal de Jaú nesta sexta-feira (20) e reuniu a classe política e advocatícia da região.
“Tenho dito em Brasília que uma reforma política não pode ser feita por parlamentares que estejam exercendo mandato, porque ninguém via querer abrir mão das suas benesses. Se não houver a participação popular no desenvolvimento deste tema, nós não teremos uma reforma que possa atender os anseios da população”, afirmou Carvalho em seu discurso.
Ao lado de Hermes, da presidente da Câmara de Jaú, Cleo Furquim, e dos advogados Adão Levorato e Guilherme Marot, o deputado questionou ainda a baixa participação dos advogados nas questões de interesse classe. “Porquê os advogados não são ativos e participativos nas questões da Ordem, da mesma forma que o povo não é participativo nas questões políticas? Eu explico: porque eles não se sentem devidamente representados!”.
O presidente Hermes, que é candidato à presidência da OAB nas eleições deste ano, concordou com o republicano. “Precisamos mobilizar os advogados a participarem mais ativamente de reuniões como esta, que trazem à luz temas de interesse não apenas da classe, mas da população”, enfatizou.
Ao final do encontro, uma homenagem surpresa ao advogado Evaristo Marot emocionou os presentes. Condecorado pelo vasto currículo nas áreas políticas e da advocacia, Morot agradeceu aos presentes. “Estou imensamente surpreso e feliz. Obrigado!”
Danielli Guerson – ASCOM Deputado Federal Vinicius Carvalho