Coordenada por movimentos sociais do PRB, campanha de doação de sangue chega a mais quatro cidades de SP

Campanha, que já passou por São Paulo e Campinas, agora chega às cidades de SJ dos Campos e Taboão da Serra
Campanha, que já passou por São Paulo e Campinas, agora chega às cidades de SJ dos Campos (foto), Taboão da Serra, Sumaré e Nova Odessa

Idealizado pela coordenação nacional do PRB Mulher, a campanha “Quem Ama Doa” tem como objetivo sensibilizar as pessoas e constituir uma cultura solidária de doação espontânea de sangue. Já em sua segunda edição, desta vez a ação contou com a parceria da liderança e dos membros do PRB Juventude. Em São Paulo, as doações começaram pela capital. “O Brasil clama por ajuda em diversas áreas. E nós do PRB Mulher estamos aqui, fazendo a nossa parte e ajudando aqueles que se encontram em uma fila de espera e, alguns, até entre a vida e a morte”, declarou a coordenadora estadual do PRB Mulher SP, Ana Karin Andrade.

Priscila, durante o procedimentos de coleta de sangue
Priscila, durante o procedimento de coleta de sangue

Em Taboão da Serra, a vereadora e coordenadora municipal do PRB Mulher, Priscila Sampaio, escolheu o Dia Mundial do Doador, 14 de junho, para realizar a ação. “Conseguiremos salvar 60 vidas com a doação dos 20 voluntários que trouxemos até aqui”, conta a republicana. “Mas não encerramos esta missão hoje. Até o fim do mês, pretendemos chegar a 150 vidas salvas”. O ato de solidariedade foi realizado no Hospital Geral de Pirajussara (HGP) em Taboão da Serra.

Já a vereadora e coordenadora municipal do PRB Mulher em São José dos Campos, Flávia Carvalho, reuniu 30 pessoas no Hemovalle Banco de Sangue, no bairro Vila Adyanna. Para a parlamentar, doar sangue é um ato simples e muito prazeroso de ajudar o próximo. “Doar sangue é doar vida. Agradeço aos amigos voluntários que compareceram para doar conosco. Este ato deve ser recorrente, por isso, voltaremos daqui alguns meses para doar novamente e salvar mais pessoas!”, comprometeu-se. O intervalo recomendado entre uma doação e outra é de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

Parceria

Voluntários das cidades de Sumaré e de Nova Odessa se uniram para realizar a ação, no dia 10 deste mês, no Hospital Estadual Sumaré (HES). Ao todo, foram 51 bolsas de sangue coletadas. Autoridades regionais também compareceram para compor o mutirão, como o vereador Edgardo Cabral (PRB). A campanha chamou tanta atenção nas cidades que a equipe da TV Record compareceu para cobrir o evento.  A ação foi coordenada pela representante do PRB Mulher de Sumaré, Viviane Silva, e a representante do movimento feminino em Nova Odessa, Cristina Tavares.

Voluntários se reúnem em frente ao Hospital Estadual Sumaré (HES)
Voluntários se reúnem em frente ao Hospital Estadual Sumaré (HES)

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os meses de junho e julho são conhecidos por sofrerem uma queda de até 30% nas doações de sangue. Para ser um colaborador, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

Saiba mais sobre a campanha “Quem Ama Doa” em São Paulo:
Lideranças republicanas e celebridades participam de campanha de doação de sangue em SP
PRB Mulher reúne 180 pessoas em campanha de doação de sangue em Campinas

Texto: Ascom PRB/SP

Fotos: Ascom PRB Mulher SP