O deputado federal Beto Mansur (PRB), esteve na quarta-feira (02) em Brasília, para acompanhar os prefeitos Zacharias Jabur de Cândido Mota, e Jairo da Costa e Silva de Tarumã, em uma audiência com o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Benedito Lopes, para pedir ao governo federal que acelere a liberação do recurso que vai viabilizar a construção e implantação da Unidade de Beneficiamento de Peixes na cidade de Cândido Mota, na região do Vale do Paranapanema, no interior de São Paulo.
Os dois prefeitos representaram o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) – consórcio público que congrega 29 municípios – na audiência em Brasília. Eles explicaram ao ministro Eduardo Lopes, a importância da implantação do projeto para o desenvolvimento econômico e social da região, graças à geração de emprego e renda que a implementação de toda uma cadeia produtiva de pescado de água doce vai representar para a região do vale do Paranapanema.
Segundo eles, o projeto foi amplamente discutido nos últimos 10 anos, entre todos os prefeitos da região, e foi apresentado no início do ano passado. Ele está orçado em cerca de 15 milhões de reais. Além do frigorífico de processamento de peixes em Cândido Mota, serão construídos tanques redes, usina de produção de ração, treinamento e capacitação técnica, entre outras ações.
Após a liberação do recurso, a previsão de implantação do empreendimento é de 36 meses.
O deputado federal Beto Mansur (PRB) destacou a importância de incrementar a produção de pescado no país, principalmente a aquicultura, ou seja, peixes produzidos em água doce, através de tanques-rede. Segundo ele, apesar de a costa marítima brasileira possuir 8,5 km de extensão, não é tão rica em peixes como se vê em outros países do mundo.
Para ele, a iniciativa dos prefeitos da região do Vale do Paranapanema merece todo apoio do executivo e legislativo federal porque vai gerar alimentos, emprego e renda, beneficiando um número grande de pessoas, além de contribuir para o desenvolvimento de toda aquela região do estado de São Paulo.
O ministro Eduardo Benedito Lopes, da Pesca e Aquicultura, elogiou a iniciativa dos prefeitos, apoiados pelo parlamentar, e prometeu dar a celeridade que o projeto, na opinião dele, merece. Segundo o ministro, a iniciativa vem ao encontro das metas do governo federal para o incremento da aquicultura no país.
Assessoria deputado Beto Mansur