Carlos Gomes apoia ações de reciclagem da Câmara Federal

Carlos Gomes570x360
“O parlamento precisa ter um programa de gestão que seja referência para outras instituições públicas e privadas”, afirma Carlos Gomes
O deputado federal Carlos Gomes (PRB) reuniu-se na quinta-feira (14) com integrantes do Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara para conhecer as iniciativas de reciclagem do órgão implementadas na Câmara. A principal demanda apresentada pelo departamento foi a aprovação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Câmara, que está em análise pela Secretaria-geral da Mesa.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, o deputado Carlos Gomes ressaltou que intermediará a apreciação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Secretaria-Geral da Mesa e proporá à Secretaria de Comunicação da Câmara a realização de campanhas de conscientização sobre a separação adequada do lixo. “O parlamento precisa ter um programa de gestão que seja referência para outras instituições públicas e privadas”.
O diretor-geral do EcoCâmara, Gilson Dobbin destacou que todas as 4,5 toneladas de lixo produzidas por semana pela sede do Legislativo nacional são separadas e destinadas a uma cooperativa de reciclagem, escolhida por licitação anual. No entanto, Dobbin salientou que algumas ações podem contribuir para a economia sustentável da Casa. “A diminuição da cota de envelopes para cada gabinete é uma medida simples, mas que teria grande impacto no consumo de papel. Além disso, esse é um material que já não se usa com tanta frequência”, observou.
O deputado anunciou a intenção de que a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem seja parceira do EcoCâmara na organização de exposições de produtos reciclados e na elaboração de cartilhas informativas sobre o tema.
Saiba mais
Em 2003, a Câmara dos Deputados criou o Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara, por acreditar que deve contribuir com o governo no fortalecimento das ações voltadas para um novo modelo de desenvolvimento, economicamente viável, com mais justiça social e menor impacto sobre o meio ambiente.

Texto e foto: Ascom do Deputado