Audiência pública debate projeto de agricultura urbana em Osasco

“É necessário uma reforma geral no escadão do bairro Padroeira, que trará mais segurança para os pedestres que passam no local todos os dias”, explica Ricardo Silva
A audiência foi solicitada pelo vereador Ricardo Silva (PRB), com o objetivo de debater o Programa de Horta Urbana
Osasco (SP) – A Câmara Municipal de Osasco realizou na última sexta-feira (23), audiência pública para discutir a agricultura urbana no município. A audiência foi solicitada pelo vereador Ricardo Silva (PRB), com o objetivo de debater o Programa de Horta Urbana.

No evento, o republicano explicou que a ação é importante, considerando os trabalhos nesse segmento que já vem sendo realizado pela secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI). “Os produtos gerados pela horta comunitária abastecem as famílias de seus produtores e, também são comercializados gerando renda”, explicou Ricardo Silva.

Para a estruturação da rede das hortas comunitárias do Programa Horta Urbana, o vereador do PRB destinou emenda parlamentar de R$ 75 mil para a aquisição de equipamentos e ferramentas. “Os trabalhos da agricultura urbana atua implementando a valorização das culturas locais e empoderamento comunitários”, destacou o republicano.

Já a coordenadora da Agricultura Urbana, Judite Silva de Costa, ressaltou a importância do Programa de Economia Solidária, que segundo ela, tem o “objetivo de gerar trabalho e renda de forma coletiva utilizando espaços públicos e privados melhorando a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social e excluídas do mercado formal, sob os princípios da economia solidária, agroecologia, segurança alimentar e preservação do meio ambiente”.

A audiência contou com a presença e participação dos vereadores: Antônio Aparecido Toniolo (presidindo os trabalhos da mesa); do secretário adjunto Marcos Arruda; Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Economia Solidária, José Roberto Ramos; representante da empresa Trasix Soluções Ambientais, Felipe Craed; Diretora Técnica e de Educação da Secretaria de Meio Ambiente Amanda França ; secretário de Meio Ambiente Marcelo Silva.

Texto e foto: Ascom Vereador Ricardo Silva