No evento, o republicano explicou que a ação é importante, considerando os trabalhos nesse segmento que já vem sendo realizado pela secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI). “Os produtos gerados pela horta comunitária abastecem as famílias de seus produtores e, também são comercializados gerando renda”, explicou Ricardo Silva.
Para a estruturação da rede das hortas comunitárias do Programa Horta Urbana, o vereador do PRB destinou emenda parlamentar de R$ 75 mil para a aquisição de equipamentos e ferramentas. “Os trabalhos da agricultura urbana atua implementando a valorização das culturas locais e empoderamento comunitários”, destacou o republicano.
Já a coordenadora da Agricultura Urbana, Judite Silva de Costa, ressaltou a importância do Programa de Economia Solidária, que segundo ela, tem o “objetivo de gerar trabalho e renda de forma coletiva utilizando espaços públicos e privados melhorando a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social e excluídas do mercado formal, sob os princípios da economia solidária, agroecologia, segurança alimentar e preservação do meio ambiente”.
A audiência contou com a presença e participação dos vereadores: Antônio Aparecido Toniolo (presidindo os trabalhos da mesa); do secretário adjunto Marcos Arruda; Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Economia Solidária, José Roberto Ramos; representante da empresa Trasix Soluções Ambientais, Felipe Craed; Diretora Técnica e de Educação da Secretaria de Meio Ambiente Amanda França ; secretário de Meio Ambiente Marcelo Silva.
Texto e foto: Ascom Vereador Ricardo Silva