Audiência Pública debate a criação da Região de Estado de Barretos

Deputado estadual Sebastião Santos tem projeto protocolado na Assembleia Legislativa para criação do ‘Aglomerado Urbano de Barretos’

Buscando o fortalecimento da base administrativa de Barretos, o deputado estadual Sebastião Santos participou nesta segunda-feira (26) da 16ª Audiência Pública para discussão do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado. O encontro debateu a criação da Microrregião de Barretos.

Uma das ultimas discussões sobre a regionalização e divisão das regiões do Estado de São Paulo aconteceu na década de 80. Desde então, as cidades paulistas tiveram um expressivo desenvolvimento, surgindo o desejo, por parte de prefeitos e sociedade civil, por um novo ordenamento regional. No início de 2020, o Governo Estadual iniciou estudos que resultaram no atual Projeto de Desenvolvimento Regional.

Para ampliar a regionalização, durante a audiência publica foi apresentado à proposta da criação da “Região de Estado de Barretos”, que administrativamente abrange 17 municípios: Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Severínia, Taiaçu, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto. Ainda durante a reunião foi debatida a possibilidade da inclusão das cidades de Guaíra, Taiúva e Taquaral na nova unidade regional.

De acordo com dados apresentados pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Regional, a região de Barretos tem 390.232 habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$14,49 bilhões.

“Já demos o primeiro passo para atender a região de Barretos quando determinamos ações de trabalho. Por parte do Governo Estadual, as 20 cidades que estarão nesse processo ganharão destaque em suas respectivas atuações com a população. Esse projeto irá trazer o crescimento para toda região na geração de emprego e renda, melhorias na educação e na saúde como um todo. Estamos aqui para representar esse aglomerado, podendo trazer grandes melhorias para nossa região”, ressaltou Sebastião Santos, durante a audiência pública.

Ainda segundo o Sebastião Santos, já foram destinados para a região de Barretos mais de R$20 milhões em recursos indicados pelo deputado. “Também podemos salientar que já enviamos mais de 20 milhões para a região que beneficiaram as áreas da saúde, infraestrutura, esporte, educação, meio ambiente. Desta forma ajudamos no desenvolvimento regional.”, afirmou o parlamentar.

O evento contou com a presença do vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, da prefeita de Barretos, Paula Lemos, além de secretários, prefeitos, vereadores e lideranças regionais.

Projeto De Lei Complementar

O deputado Sebastião Santos protocolou na Assembleia Legislativa a PLC 16/2021 (Projeto de Lei Complementar) que cria a região em “Aglomerado Urbano de Barretos”, visando o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida local.

A PL inclui os municípios de Altair, Embaúba, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Severínia, Taiaçu, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto.

De acordo com o projeto, será necessária a elaboração de estudos de caracterização das áreas sugeridas visando à análise da estrutura urbana e eixo de transporte; aspectos demográficos e fatores de desempenho econômico; recursos hídricos, saneamento e áreas de proteção ambiental, além da análise dos fluxos existentes entre os municípios da região, como transporte coletivo, saúde, educação, carregamento rodoviário e deslocamento pendulares.

Texto e imagem: Abrahão Hackme / Ascom – deputado estadual Sebastião Santos