Durante encontro com secretário Hamam, 315 municípios aderem a Creche-Escola

Creche-escola_570
Na manhã desta segunda-feira, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, assinou com os 315 prefeitos o protocolo de intenção da 2ª etapa do programa estadual Creche Escola, que tem como objetivo ampliar o atendimento a educação
infantil, principalmente em regiões de alta vulnerabilidade social.
“Com o Creche Escola, o Governo do Estado atende as crianças da primeiríssima educação, uma das fases mais importantes no desenvolvimento humano e crescimento intelectual”, destacou o governador, Geraldo Alckmin.
O programa Creche Escola é uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação. A responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social é apontar os municípios prioritários utilizando critérios sociais (de acordo com dados da Fundação Seade), além de assinar o termo de adesão com as Prefeituras. A Secretaria de Educação financia, acompanha as obras e apresenta as diretrizes pedagógicas.
“A construção de equipamentos como as creches muda a realidade das famílias e ajuda no desenvolvimento social da comunidade. Além de dar mais tranquilidade para as mães que trabalham, a creche ajuda preparar a criança para o Ensino Fundamental”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam.
Nesta nova etapa do Creche Escola, o governo disponibilizará cerca de R$ 570 milhões para a instalação de 439 novas creches, estas serão somadas as 231 creches da primeira etapa. “Hoje temos 91 creches em obras e 77 em licitação”, afirmou o secretário estadual de Educação, Hermam Voorwald. A creche de Lençóis Paulista será entregue na próxima sexta-feira.
O programa estadual propõe três modelos de creche, que foram projetados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O menor tem área construída de 651 metros quadrados, com capacidade de atender 70 crianças de zero a quatro anos. O modelo maior tem 813 metros quadrados, podendo atender 150 crianças de zero a quatro anos ou 130 crianças de zero a seis anos.
Creche Escola
O Programa Creche Escola, lançado em setembro de 2011, é desenvolvido pela Secretaria Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação. O programa tem por objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior
vulnerabilidade social. A contrapartida do município é apresentar terreno próprio abastecido com rede de água, esgoto, energia, telefone e divisas muradas. A unidade e os equipamentos são custeados pelo Governo do Estado, que investe em média R$ 1,5 milhão por Creche.

Texto: Rafael Castilho/Fotos: Luiz V. Pereira