Aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Limeira, o projeto de lei do vereador Nilton Santos (PRB) propõe a instalação de caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes nas agências do município. Se sancionado pelo prefeito, os bancos terão o prazo de 180 dias para instalar os terminais com tela e teclado em alturas reduzidas, compatíveis com a necessidade de utilização dos cadeirantes.
Segundo Santos, situações simples como ir ao caixa rápido para efetuar um saque ou o pagamento de contas, por exemplo, podem se tornar uma tarefa impossível para os deficientes, pois os equipamentos instalados não permitem que o acesso seja feito sem a ajuda de outra pessoa.
“Como qualquer cidadão, estas pessoas precisam ir ao banco e alcançar os terminais eletrônicos, mas nem sempre podem contar com a ajuda de alguém de confiança para realizar as operações’, argumentou o republicano.
O projeto irá contribuir para inclusão social dos portadores de deficiência, garantido o uso pessoal aos caixas e segurança nas transações bancárias.
Danielli Ferreira – ASCOM – PRB/SP